ReciclaKi: Novo jogo virtual, com acesso gratuito, foi criado especialmente para estudantes e apresenta conteúdo didático sobre reciclagem.


Você sabia que o brasileiro gera aproximadamente 1,4 kg de lixo por dia? E que 70% de todo o lixo seco produzido no País é composto por embalagens? A pior parte é que 80% delas são descartadas após um único uso.

Pensando na grande quantidade de resíduos que geramos e no desafio de mudar essa realidade envolvendo toda a sociedade, o Instituto Akatu, em parceria com a Braskem, lança o Percurso “Turma que Recicla” do Edukatu, plataforma gratuita e aberta de aprendizagem sobre consumo consciente e sustentabilidade. O novo conteúdo reúne diversos recursos pedagógicos – como animação em vídeo, infográficos, jogo, dicas e materiais de apoio – para que professores promovam entre alunos e toda a comunidade escolar a conscientização sobre a importância de gerar menos resíduos e descartá-los corretamente.

“Para estimular o uso pelas crianças, o novo percurso “Turma que Recicla” traz atividades gamificadas e fala de forma simples e didática, entre muitos assuntos, sobre o papel dos catadores, sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e as embalagens. Esse assunto já era tratado em outros percursos do Edukatu, mas, devido a sua grande importância, percebemos que merecia um destaque ainda maior”, explica Silvia Sá, gerente de Educação do Instituto Akatu.

Renata Ebert, responsável pelos projetos sociais da Braskem, acrescenta: “A atuação no Edukatu reafirma o comprometimento da Braskem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O novo percurso aborda consumo consciente, reciclagem e reúso, temas presentes neste compromisso.”

Em dois anos de existência, o Edukatu já alcançou 63.802 pessoas, sendo 20.944 professores e alunos participantes da rede, em 2.097 escolas. Além disso, as atividades do projeto contaram com a união da comunidade escolar, com 1.050 projetos implementados com a participação comunitária e 42.858 pessoas sensibilizadas para a sustentabilidade e o consumo consciente. Professores podem cadastrar-se gratuitamente no Edukatu. Basta acessar este link: bit.ly/cadastro-edukatu

Jogo “ReciclaKi”

Dentro do percurso, o Edukatu também lança um novo jogo, chamado “ReciclaKi”, em que estudantes transformam-se em catadores de recicláveis e aprendem sobre a importância de separar e destinar corretamente os diversos materiais.

Enquanto uma esteira fica em movimento com materiais de plástico, metal, papel, vidro, não-recicláveis e itens perigosos, um cronômetro marca a contagem regressiva de 60 segundos e um placar mostra a quantidade de itens separados corretamente. O objetivo do participante é triar o maior número de itens no menor espaço de tempo e aprender mais sobre o descarte correto dos materiais. O game está disponível também para download para celulares com Android e iOS.


A plataforma Edukatu é uma iniciativa do Instituto Akatu em parceria com a Braskem, com o apoio da HP, Fundação Cargill, Costa Brava, KPMG e Grupo Mais Unidos, e com apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Educação.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top