Saiba o que é e como escolher um material sustentável.


Você sabe o que é um material sustentável?

Materiais sustentáveis podem ser de origem artesanal ou industrializados, que não sejam poluentes nem tóxicos e que beneficiem o meio ambiente e á saúde dos usuários e dos trabalhadores. Embora se pareçam em conceito, materiais sustentáveis não são necessáriamente iguais a materiais ecológicos, enquanto que o primeiro analisa todo o ciclo econômico e socioambiental, o segundo a preocupação é somente com o impacto ao meio ambiente.

Tendo em vista que o setor da construção civil é um dos principais responsáveis pelos impactos ambientais, consumindo 75% dos recursos naturais e gerando 80 milhões de toneladas/ano de resíduos, escolher materiais sustentáveis para construir é fundamental.

10 Características importantes para se observar ao escolher um material sustentável:

1 – Origem da matéria-prima. Observar principalmente se é oriunda de recursos renováveis e extraída de maneira legal. Podem ser recicladas ou recicláveis, sempre que o processo e reciclagem seja seguro.

2 – O processo produtivo. Saber como se produz o material é um dos fatores mais importantes a se levar em consideração. Observar a eficiência energética da produção, se consome muita água e ou energia, também se o processo é poluente, que tipo de resíduos é gerado e qual destino é dado a esses resíduos.

3 – Legalidade e Responsabilidade Ambiental e Social da empresa fornecedora. A empresa deve possui CNPJ e ter todos os funcionários dentro da legalidade. Verificar também a licença ambiental da fábrica e analisar o perfil socioambiental da empresa.

4 – Qualidade e durabilidade. O produto deve atender as normas técnicas que garantam a qualidade. Saber se existem dados de análise da durabilidade do produto. Um material mesmo sendo produzido com baixo impacto ambiental pode não ser a opção mais sustentável se a sua vida útil for curta, causando repetidas substituições e reparações.

5 – Certificação e selos. Selos e certificados são importantes para atestar os benefícios sócio ambientais, de cada produto. No caso da madeira, por exemplo, o FSC atesta que o produto não está sendo extraído de áreas de desmatamento. Já o Inmetro certifica a qualidade de diversos produtos da construção civil, entre eles, tijolos maciços cerâmicos, blocos e telhas de cerâmica e de concreto, porcelanatos, torneiras, sifões e misturadores de água, entre outros. Alguns selos específicos para materiais da construção civil estão sendo implementados, como o Selo Sustentax e o RGMat. Com o mesmo objetivo de demonstrar os benefícios ambientais dos materiais da construção, o CTE desenvolveu um modelo de Tabela Ambiental, que apresenta atributos técnicos e ambientais com comprovações, que facilitam a escolha do produto ao consumidor. Obs: Importante observar que o LEED não certifica produtos, apenas empreendimentos! Saiba mais sobre selos e certificações

6 – Transporte.  A distância a ser percorrida pelo produto até o consumidor é um importante fator a ser considerado. Dar preferência a materiais regionais sempre que possível, ajuda a diminuir o impacto ambiental do transporte. Observar também se a logística de distribuição do produto é sustentável, se possível, com a utilização de frota de veículos movidos a bio-combustíveis, energia alternativa e híbridos, elétricos e que possuam sistemas de controle de poluente.

7 – Toxidade. Deve-se evitar sempre o uso de materiais químicos prejudiciais à saúde humana ou ao meio ambiente, como amianto, CFC, HCFC, formaldeído, policloreto de vinila (PVC), tratamento de madeira com CCA, entre outros. Dê preferência a tintas e vernizes livres de COVs

8 – Utilização, manutenção e limpeza. Sua instalação e manutenção são seguras e atóxicas? Geram resíduos? Durante o uso consomem muita água e ou energia?

9 – Embalagem.  A empresa fornecedora deve optimizar o volume das embalagens de seus produtos para gerar menos lixo e procurar utilizar materiais reciclados e recicláveis na sua confecção.

10 – Descarte final. Deve-se atentar para a disposição adequada dos produtos promovendo-se a reciclagem e reuso dos materiais. Analisar o ciclo do começo ao fim é fundamental. Pesquise se a empresa possui projetos de logística reversa (descarte, coleta, reuso, reciclarem).

A avaliação mais importante é a análise do ciclo de vida do produto, que analisa desde a extração à produção, utilização, até o descarte final, no final da sua vida útil. Mas poucos fornecedores apresentam esta informação. O importante é prestar atenção no que consumimos, analisar bem os prós e os contras. O mesmo material pode ser maléfico e/ ou benéfico ao meio ambiente dependendo do uso e do local a ser utilizado. Fontes: CBCS, Ministério do Meio Ambiente
Fonte: SustentArqui

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top