Pesquisa revela que empresas serão fator-chave para a ação climática global


Uma nova pesquisa lançada nesta quarta-feira, 29 de junho, na Cúpula de Negócios e do Clima que está sendo realizada em Londres, dá pela primeira vez uma estimativa do que poderiam representar os cortes nas emissões de gases de efeito estufa pelo setor empresarial em todo o mundo.

O relatório intitulado The Business End of Climate Change examina o que será alcançado pelos planos de cinco iniciativas chave do mundo empresarial em âmbito global (RE100; EP100; Metas com Base Científica; Desmatamento Zero & LCTPi) sobre a ação climática em andamento e compara com o que poderia acontecer se todas as empresas relevantes aderissem a estas iniciativas e implementassem seus planos.

O relatório mostra que:
  • as atuais Contribuições Empresarialmente Determinadas (Business Determined Contribution) para a ação climática - o total que, em 2030, o setor empresarial vai reduzir de emissões de gases com efeito de estufa – são de 3,7 bilhões de toneladas de CO2 equivalente por ano no âmbito dos planos atuais;
  • o potencial das BDC para a ação climática pode alcançar 10 bilhões de toneladas de CO2 equivalente por ano até 2030 com o ambiente regulamentar apropriado para apoiar todos as empresas relevante que se inscreverem;
  • o número de empresas inscritas nestas iniciativas poderia aumentar das atuais 300 para mais de 3.500 em 2030.
Em 2030, as iniciativas pretendem ter mais de 3500 empresas inscritas, impulsionando a economia de baixo carbono
As atuais BDC à ação climática, no total de 3,7 bilhões de toneladas de CO2 equivalente por ano, representam mais de 60% dos cortes nas emissões totais (6 bilhões de toneladas em 2030) prometidos por todos os países do acordo climático de Paris através de suas próprias contribuições determinados a nível nacional (NDCs) .

É o equivalente a mais de 1000 usinas de energia a carvão permanentemente fora de uso, quase 75% do total do mundo.

As empresas não estão esperando até 2030 para desempenhar seu papel. No total, cerca de 300 empresas líderes já se inscreveram nas cinco iniciativas de ação climática analisadas pelo relatório. As empresas inscritas vêm de todo o mundo e de todos os diferentes setores , e estão se juntando em números crescentes - ao longo dos últimos doze meses (junho de 2015 a maio de 2016), 174 empresas se inscreveram para estas iniciativas, em comparação com 49 empresas em nos doze meses anteriores (junho 2014-maio 2015).

Em 2030, as iniciativas pretendem ter mais de 3500 empresas inscritas, impulsionando a economia de baixo carbono.
Christiana Figueres, secretária executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), destacou: "No período que antecedeu a COP21 em Paris, uma aliança extraordinária de empresas e investidores se comprometeu com ações ambiciosas através do portal NAZCA dedicado. Eu acredito que podemos realmente dizer- "Estamos Acelerarando a Ação Climática". Mas um acordo climático universal das nações também precisa de apoio universal para o setor privado além da Europa e América do Norte. Exorto as empresas comprometidas a alcançar seus pares na África, Ásia e América Latina, a fim de semear, catalisar e criar ação em todos os lugares e em apoio à COP22 em Marrakech".

O relatório reconhece que, embora as principais companhias já estejam empenhadas em realizar a ação climática, e muitas outras estejam prontas para se inscrever para assumir novos compromissos, resta um longo caminho ainda a percorrer para atingir a meta de manter o aumento médio da temperatura do planeta abaixo dos 2° C como foi acordado pelos países em Paris durante a COP21.

O documento também examina o que pode ser alcançado se todas as empresas relevantes forem encorajados a se inscrever nas cinco iniciativas. Nesse cenário, o relatório aponta que o setor empresarial poderia reduzir suas emissões em cerca de 10 bilhões de toneladas métricas por ano. Este potencial é equivalente ao que a China, maior emissor do mundo, elimina do total de emissões de COpor ano e sozinho já nos colocaria além da metade do caminho para um mundo abaixo dos 2° C de aumento da temperatura.

Paul Simpson, diretor-presidente do CDP, disse: "Este relatório deixa claro que o setor empresarial tem um enorme papel a desempenhar para permitir que a economia global alcance - e supere – os objetivos climáticos. Com este potencial, vem uma grande oportunidade para aumentarmos a resiliência, inovarmos e garantirmos a rentabilidade futura. 
O único caminho é aumentar a ação empresarial sobre as mudanças climáticas. Mas não devemos nos dirigir para esse futuro às cegas: a divulgação de informações sobre o clima será essencial para acompanhar o progresso das empresas, estimular uma maior ação e ajudar as empresas a alcançarem seus objetivos".

Para atingir este ambicioso potencial de contribuições, governo e empresas devem continuar a trabalhar juntos para criar o ambiente político correto e um quadro regulamentar que permita uma forte ação climática. O relatório apela aos governos de todo o mundo para:

* incentivar o setor de utilities a oferecer contratos de energias renováveis e tornar mais fáceis para as empresas se comprometerem com eles;
* ajudar as empresas a construir as suas próprias instalações de energia renovável;
* apoio à P & D de tecnologias de baixo carbono;
* oferecer subsídios e depreciação do capital para fazer investimentos de eficiência energética mais atraentes;
* criar incentivos para compradores e vendedores de produtos sustentáveis;
* reduzir a carga administrativa e os custos de certificação para os produtores de forma a tornar mais fácil a produção de mercadorias sem desmatamento.

Nigel Topping, CEO do We Mean Business, que encomendou o relatório, diz:
"As empresas que tomam medidas ousadas sobre as mudanças climáticas contribuem significativamente para colocar o mundo em uma trajetória abaixo de 2° C. Para realizar plenamente esse potencial, precisamos ver três coisas acontecendo. Um, governos removendo barreiras e criando incentivos que permitem às empresas ser ainda mais ambiciosas em seus esforços para reduzir as emissões. 

Dois, empresas líderes já comprometidas com uma ação climática significativa elevando a ambição de seus pares, demonstrando a dimensão da oportunidade econômica. E três, as empresas que ainda não tenham se cometido, devem seguir a forte liderança das empresas que já se inscreveram para um ou mais compromissos do We Mean Business".

O relatório reconhece que este é um ponto de partida e não um quadro completo da ação empresarial. Há muitas outras iniciativas empresariais em curso, destinadas a reduzir as emissões, e um processo foi delineado para capturá-los em futuras edições do que se tornará um relatório anual.


Fonte: EcoD

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top