O Clube de futebol mais amigo do meio ambiente

Mesmo o mais fanático dos fãs de futebol do mundo provavelmente nunca ouviu falar nos Forrest Green Rovers. Não surpreende. Fundado em 1889 o clube tem uma longuíssima história, mas em 128 anos nunca passou da quinta divisão do país. Ou melhor, nunca tinha passado porque este ano o clube compete na Football League, o equivalente à nossa quarta divisão. Um sucesso, até porque a pequena aldeia onde fica, Nailsworth, no Gloucestershire, é a mais pequena (5800 almas) com um clube nesta divisão.

Mas o que torna os Forrest Green Rovers realmente famosos não são tanto as suas proezas dentro de campo ou a recente promoção, mas a promoção que o clube faz de um ambiente mais sustentável. Começando pelo logo da ONG Sea Shepherd, que trabalha com a protecção dos oceanos, no local da publicidade nos equipamentos.
Aqui, a comida servida aos jogadores é vegana, assim como aquela que é servida ao público nas bancadas. Não existem cachorros quentes, porque a carne é proibida, nem sequer os tradicionais Fish and chips. Existem chips, para quem quer matar a fome, ou umas tortas vegetarianas, mas felizmente há cerveja, até porque como diz um adepto, o ‘chá com leite de soja é intragável’.
Toda a electricidade do estádio provém de painéis solares, que serve inclusivamente para carregar o aparador de relva eléctrico, que mantém campo em óptimo estado. As ervas daninhas “são arrancadas à mão”, diz o tratador, e a água para a rega é reciclada. O relvado recebe apenas algas, provenientes das ilhas da Escócia, ricas em nutrientes.
Forest_Green_Rovers 2
No estacionamento também pode recarregar o automóvel, mas o clube acha que o seu velhinho estádio não é amigo do ambiente o suficiente e por isso vai ainda construir um estádio novo, já projectado pelo gabinete de arquitectura de Zaha Hadid. Será o primeiro completamente construído em madeira, e abrigará um ecoparque com uma incubadora de ‘start-ups’ verdes. “Usamos o futebol para nos dirigirmos a um público com o qual se fala pouco sobre os problemas ambientais: os fãs de futebol.” refere o presidente. Muito Bem! Agora e deixar a bolar rolar e que ganhem os Forrest Rovers. Perdão, o melhor… 
Fonte: Green Savers

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top