'Viva Voluntário': Plataforma facilita o encontro entre organizações e pessoas interessadas


Para incentivar a participação de brasileiros em atividades voluntárias, o Governo Federal e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PnuD) criaram a Plataforma Nacional do Voluntariado – Viva Voluntário, no ar desde 28 de agosto. A ferramenta foi concebida em formato de rede social para facilitar o encontro entre organizações que oferecem oportunidades de trabalho voluntário e pessoas interessadas em doar seu tempo.

Qualquer cidadão pode se cadastrar no portal, que pede e-mail, senha e CPF dos usuários. Depois de criar seu perfil e confirmar seu cadastro por e-mail, a voluntária ou o voluntário pode se conectar aos seus amigos ou procurar inciativas que combinem com sua rotina e habilidades. É possível se engajar em atividades pontuais, de longo prazo, presenciais e virtuais, em diversas cidades brasileiras.

Os internautas vinculados a instituições também podem criar páginas organizacionais a partir de seus perfis pessoais, a fim de divulgar oportunidades de voluntariado para o público.
Ao encontrar uma atividade de seu interesse e clicar sobre ela, o interessado pode saber mais sobre aquele projeto e sobre a instituição responsável

A plataforma indica ainda como cada atividade contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, como educação de qualidade, igualdade de gênero, saúde e bem-estar e erradicação da pobreza.

Inscrição

No canto direito superior da página, está o botão “Entrar”, para os usuários efetuarem seu cadastro individual.

Para registrar uma instituição, é preciso, após gerar o perfil pessoal, criar uma página para a organização. Para isso, clique em “Incluir”, no menu lateral “Instituições”. Serão solicitados o CNPJ (número e documento) e o estatuto.

Passo a passo

Depois de criar seu cadastro, o usuário pode procurar atividades voluntárias de acordo com sua localidade ou preferências – cada um dos ODS é um “filtro” da plataforma durante a busca por oportunidades de voluntariado.


Ao encontrar uma atividade de seu interesse e clicar sobre ela, o interessado pode saber mais sobre aquele projeto e sobre a instituição responsável, além de se inteirar sobre o dia e hora de realização das tarefas e sobre eventuais pré-requisitos para a participação. No botão “quero participar”, o usuário se inscreve para colaborar com aquela ação. A plataforma também possui um chat próprio, onde é possível tirar dúvidas sobre a tarefa proposta ou combinar detalhes sobre a participação com os responsáveis.

No dia da atividade, um recurso de geolocalização permite que o voluntário confirme que participou de fato da ação – o recurso é habilitado para aqueles que se encontram nas proximidades do local de realização das atividades.
A plataforma permite também a criação de um Currículo Social para cada voluntário, que reúne uma listagem das iniciativas de que cada um participou.

O programa

O Programa Nacional de Voluntariado é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com o PnuD, que reúne esforços do setor público, do terceiro setor e da iniciativa privada para promover o engajamento de cidadãs e cidadãos em ações transformadoras da sociedade. Baseado no Decreto 9.149/2017, que dá origem ao programa e ao Prêmio Viva Voluntário, o projeto cria ferramentas para fomentar ações voluntárias e de educação para a cidadania.



Fonte:EcoD

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top