O Fundo Internacional para a Diversidade Cultural, da Unesco, está recebendo propostas de financiamento para programas e projetos.
Criado pela Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, adotada em 2005 pelo órgão internacional, o objetivo do fundo é promover o desenvolvimento sustentável e a redução da pobreza nos países em desenvolvimento e menos desenvolvidos por meio de programas que fortaleçam as políticas e instituições culturais e protejam as expressões de cultura em risco de extinção.
Podem participar da convocatória os governos dos países em desenvolvimento membros da Convenção, ONGs nacionais da área da cultura, grupos vulneráveis ou outros grupos sociais minoritários. Os pedidos serão avaliados por um painel de seis especialistas nomeados pelo Comitê Intergovernamental da Convenção, formado por 24 países, do qual o Brasil faz parte. Serão disponibilizados até US$ 100 mil para cada projeto.
Os pedidos devem ser enviados até 31 de maio para a Comissão Nacional Brasileira para a UNESCO, onde os projetos passarão por uma pré-seleção realizada por uma comissão conjunta com o MinC. Quatro projetos brasileiros serão encaminhados à sede da Unesco - dois apresentados por órgãos governamentais e outros dois de organizações não-governamentais.
O formulário de inscrição, que deve ser preenchido em inglês ou francês, está disponível aqui. A ficha deve ser enviada para a Comissão Nacional Brasileira para a UNESCO, Divisão de Acordos e Assuntos Multilaterais Culturais (DAMC) – Ministério das Relações Exteriores, Palácio Itamaraty – Esplanada dos Ministérios – Bloco H, Brasília – DF – Brasil, CEP 70.170-900.
Fonte: culturaemercado