Rio+20 and the doughnut - Rio+20 A essência da Conferência das Nações Unidas


O ponto de partida é um vídeo com menos de oito minutos, em que o coordenador de processos internacionais do Instituto Vitae Civilis, Aron Belinky, simplifica esse mundo de ideias, tanto do ponto de vista processual, quanto de conteúdo.
No campo dos processos, explica-se que há basicamente três grandes trilhos na Rio+20: o oficial, o semioficial e o autônomo, promovido pelas mais diferentes organizações da sociedade civil. Isso é importante para que se perceba que a Rio+20 não está encerrada no âmbito diplomático. Em todos os três espaços há projetos de avanços concretos.
No que diz respeito ao conteúdo, ou, para usar um termo da própria conferência, “o futuro de queremos”, a apresentação faz uso do diagrama da rosquinha, elaborado pela organização Oxfam. O desenho apresenta os limites ambientais planetários que precisam ser respeitados para evitarmos o colapso, como a mudança do clima e a biodiversidade, mas também os limites sociais mínimos, balizados pelos direitos humanos, como o direito à educação, à alimentação adequada, à saúde e à participação política.
Para o Vitae Civilis, se os indicadores pertinentes a esses tetos e pisos globais forem monitorados e respeitados, teremos, enfim, um caminho sustentável delineado para os próximos anos.
Assista ao vídeo logo abaixo. Confira também os textos disponíveis para download e a agenda de debates sobre esse tema durante a Rio+20:

Vídeo em português


Vídeo em inglês


DISCUSSION PAPER:
CONTEÚDOS:
CAMPANHA CRESÇA:
APRESENTAÇÃO RIO+20:
SOBRE A RIO+20:
EVENTOS:
Data: 5 de Junho de 2012Apresentação: "Doughnut" por Pedro TellesLocal: World Youth Congress (a confirmar)
Data: 16 de Junho de 2012
 Horário: 14h30Apresentação: Diálogos do Desenvolvimento Sustentável: pesquisadora Kate Raworth será debatedora da sessão sobre "sustainable development as an answer to the economic and financial crises".Local: Rio Centro
Data: A confirmar Apresentação: Stephen Hale faz a abertura com Teresa Campello apresentando o doughnut (a confirmar)Local: Arena da Sustentabilidade 
Evento Fair Ideas
Data: 17 de Junho de 2012
 Horário: 9h30 Apresentação: "Doughnut Paper" por Kate Raworth Local: PUC-RJ
Roda de Conversa: 
"Um espaço seguro e justo para a humanidade: podemos viver dentro de uma"rosquinha"?
Data: 18 ou 19 de Junho de 2012 (a confirmar)
Horário: 
pela manhã (a confirmar) Local: Cúpula dos Povos (a confirmar)

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top