Novas tecnologias mostram formas inovadoras de salvar espécies ameaçadas de extinção


As novas tecnologias estão ajudando a encontrar soluções para salvar algumas das espécies em perigo de extinção da Terra.

1. Melhor mapeamento e visualização: Google Earth / Captura de tela Google Earth provou ser mais do que apenas uma maneira de fazer mapas ou obter direções, ele se tornou um verdadeiro instrumento para a conservação e preservação das espécies e habitats. Espécies estão sendo protegidos por organizações que utilizam este software poderoso como forma de mapear, visualizar e ilustrar as ameaças a sobrevivência das espécies.

2. Coleiras inteligentes para espécies ameaçadas: Temos telefones inteligentes, medidores inteligentes, redes inteligentes e agora os biólogos terão novos colares "inteligentes" que utilizam tecnologia GPS e acelerômetro para controlar não só a localização de um animal selvagem, mas também como ela está se movendo quando ele caça e o que ele caça - em outras palavras, estes colares podem dizer-nos detalhadamente seu movimento do dia a dia. Os pesquisadores esperam que, sabendo exatamente o que certas espécies de animais estão fazendo, eles podem entendê-las muito mais profundamente - e possivelmente até mesmo prever o comportamento e reduzir os conflitos humanos e animais, revolucionando a maneira como interagimos com e gerir a vida selvagem.

3. Fotografia e Vídeo Controle Remoto: © William Burrard-Lucas Para aprender sobre as necessidades e os riscos de espécies ameaçadas de extinção, levantando-se perto e registrar os detalhes de vida selvagem em seu habitat natural pode ser essencial - e problemático, devido à dificuldade de acesso sem expor a nossa presença. Mas, graças a ideias como o BeetleCam, observando-se alguns tipos de animais está ficando mais fácil. Conservação fotógrafo Will Burrard-Lucas criou uma solução de alta tecnologia para ajudar-lhe imagens surpreendentes que outra forma seria impossível.

4. Monitoramento Remoto de sons dos animais selvagens: © Oregon State University Pesquisadores criaram uma nova tecnologia de computador que pode escutar sons de vários pássaros ao mesmo tempo, e identificar quais espécies estão presentes e como eles podem estar mudando, devido à perda de habitat ou as alterações climáticas. Este sistema pode fornecer uma abordagem automatizada para espécies de aves em monitoramento em vez de ter um pesquisador de campo fazendo a observação direta. Os pesquisadores acreditam que a tecnologia pode funcionar não só para as aves, mas para muitos sons da floresta, incluindo espécies como insetos e rãs, e talvez até mesmo os mamíferos marinhos.

5. Amostragem Remote Controlled: mikebaird / CC BY 2,0 Se você quiser ter uma amostra de um animal muito grande, uma baleia, por exemplo, uma equipe de cientistas do Instituto de Zoologia ZSL descobriram uma maneira de usar um helicóptero de controle remoto para que isso aconteça. Tipicamente, amostras de tecidos vêm com o custo de lesão ou contato invasiva com as baleias. Mas ao invés do sangue, e dos tecidos essas amostras podem ser recolhidas através jato de água da baleia. A equipe usa uma método não-invasivo de pairar um helicóptero de controle remoto sobre um buraco da baleia com placas de Petri amarrados a parte inferior que pode recolher amostras, quando uma baleia exala ar e água.

6. Elefantes Texting: Derek Keats / CC BY-SA 2.0 Outra versão do colar inteligente está sendo utilizado com elefantes no Quênia para ajudar a aliviar os conflitos entre humanos e animais lá. Os colares contem um cartão SIM móvel capaz de enviar mensagens de texto com a localização do animal para acompanhar os seus movimentos, e no futuro poderá ser capaz de "avisar" os agricultores locais que os elefantes estão se aproximando de seus campos através de uma mensagem de texto.

7. High-Tech anzóis: Um novo high-tech anzol magnético, o gancho SMART, poderá ajudar a manter os tubarões mais seguros e longe das linhas de pesca. Os anzóis novos têm um revestimento de metal especial, que produz uma tensão na água do mar, e porque os tubarões são altamente sensíveis a campos elétricos na água, o anzol SMART (Anzol magnético e repelente), ajudará a manter os tubarões longe das linhas de pesca que destina-se as outras espécies de peixes.

8. Seqüenciamento genético: Quando as espécies estão ameaçadas por doenças é possível isolar os indivíduos não afetados para reprodução agora com um impulso adicional tecnológica. Os cientistas já estão usando máquinas de alta tecnologia de seqüenciamento de genes em uma tentativa desesperada para salvar o demônio da Tasmânia de um câncer infeccioso chamado diabo doença do tumor facial que está ameaçando de extinção das espécies.

9. Cercas Colmeia: Em alguns lugares, as interações entre os agricultores e os elefantes estão ficando um pouco mais fácil, graças a uma outra espécie, a abelha e uma ideia pensamento inovadora. Uma cerca feita de colméias, amarradas entre si por fios, é eficaz contra os elefantes que se não querem o incômodo de ser atacados por abelhas.

Fonte: treehugger

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top