O escritório japonês de arquitetura Kengo Kuma & Associados projetou um edifício bastante diferente em Odawara, Japão. A estrutura tem a fachada feita em painéis de alumínio fundido que servem como plantadores verticais. Isso rendeu ao prédio um ar orgânico.
estrutura tem a fachada feita em painéis de alumínio fundido que servem como plantadores verticais. | Foto: Kengo Kuma & Associados |
A construção tem cinco andares e foi concluída em maio de 2011. A estrutura é separada em espaços para diferentes usos. Por isso, o prédio abriga uma clínica, uma farmácia, escritórios, uma escola profissional e até uma residência com dois quartos.
A fachada é completamente coberta com os painéis de alumínio fundido, no entanto, nem todos são equipados com plantas. A disposição aleatória dos vegetais faz com que o prédio pareça um tanto velho, supostamente dominado pelas plantas.
Os blocos pré-fabricados são organizados de maneira a permitir a passagem da luminosidade e da ventilação natural. Além disso, eles são equipados com um sistema interno de irrigação, que inclui mangueiras e também um reservatório de ar, com tubos que permitem a ventilação.
Os arquitetos não dão detalhes sobre os tipos de materiais utilizados no restante da construção. Portanto, não é possível avaliar o nível de sustentabilidade aplicado à proposta. Com informações do ArchDaily.
Fonte: CicloVivo