Divulgação Ibracec |
A distância entre o Terceiro Setor e o Meio
Empresarial é um dos principais fatores que dificulta a promoção do
desenvolvimento sustentável. Esta é uma afirmação que vale tanto para a Região
Nordeste como para todo o Brasil.
De um lado, grande parte do meio empresarial
desconhece o papel das organizações sem fins lucrativos, não valorizando as
experiências comunitárias e as soluções simples e locais. Muitas vezes as
empresas até temem a atuação das ONGs evitando aproximar-se de suas atividades
ou interlocutores. De outro, o Terceiro Setor apresenta dificuldade em
compreender o funcionamento da moderna empresa, seus mecanismos de trabalho, as
suas formas de relacionamento, sua ética e padrões.
Mosteiro dos Jesuitas em Baturité: Local do Seminário |
Para realizar transformações na sociedade que
sejam significativas o Terceiro Setor deverá se fortalecer e crescer cada dia
mais. É preciso que este alcance níveis profissionais semelhantes àqueles
conquistados pela empresa privada.
Um dos caminhos é trabalhar severamente na melhoria de
relações entre os dois setores. O desafio é criar mecanismos para aproximar
Empresa e ONG para, em conjunto, apresentarem uma agenda comum para o
desenvolvimento sustentável.
Mosteiro dos Jesuitas em Baturité: Local do Seminário |
Pensando nesse desafio o Ibracec - Instituto Brasileiro de
Desenvolvimento, Cultura, Educação e Cidadania idealizou o “Seminário de Imersão: Auto-Suficiência
Financeira para organizações do Terceiro Setor”, que em sua metodologia aplica
de forma prática e organizada a fórmula que pode transformar a gestão. O
Seminário visa orientar e capacitar profissionais de ONGs e gestores de
projetos para que possam mobilizar recursos e desenvolver uma gestão
financeiramente sustentável.
O foco deste Seminário, de
aproximadamente 25 horas de duração ao longo de três dias, é de aumentar as
possibilidades de captações de recursos junto à iniciativa privada, como forma
de viabilizar os diversos projetos sociais desenvolvidos pelas ONGs.
Um dos principais pontos a ser abordado será a forma de construir o projeto,
desde sua redação, embasamento teórico, apresentação, entre outros cuidados que
podem ser decisivos no momento de convencer empresas a investir em projetos
sociais.
Veja a baixo um pouco da
metodologia e o conteúdo programático que será abordado durante o Seminário.
Para ver a programação detalhada, conhecer o local onde será realizado e saber
o valor do investimento, visite o site www.ibracec.com.br.
Divulgação Ibracec |
Para saber mais sobre o
facilitador veja o link: http://www.linkedin.com/pub/ricardo-p-maluf/26/823/973
Conteúdo programático e
metodologia:
Teórico I
Apresentação de “cases” recentes de projetos
elaborados pelo ministrante;
Teórico II
- Conceitos gerais;
- Tipos de projetos;
- Idéias, programas e projetos;
- Equipe de elaboração de projetos;
- Etapas de um projeto;
- Equipe para implementação de um projeto;
- A elaboração;
- Escrevendo a proposta do projeto;
Pratica
- Componentes de uma proposta;
- Página de capa;
- Resumo executivo;
- Apresentação da instituição;
- Introdução;
- Contextualização do projeto;
- Justificativa;
- Objetivos;
- Meta- público alvo e beneficiário;
- Metodologia-cronograma;
- Cronograma de atividades;
- Metas;
- Orçamento-investimento;
- Avaliação;
- Equipes;
- Roteiro do critério de avaliação do projetos.
Dinâmicas
- Exercício em grupos
- Simulações de reuniões
- Trabalho em equipe