A Prefeitura de São Paulo informou nesta quinta-feira (16) que vai inaugurar nas próximas semanas a Ciclofaixa de Lazer Paulista. Com 5 km de extensão (2,5 Km em cada sentido), a nova ciclofaixa vai funcionar aos domingos e feriados, das 7h às 16h, ligando a Rua da Consolação à Praça Osvaldo Cruz, com ocupação da faixa junto ao canteiro central nos dois sentidos.
Haverá redução da velocidade máxima veicular da Avenida Paulista, de 60 km/h para 40Km/h durante o horário de funcionamento da ciclofaixa e bloqueio dos retornos existentes na Avenida Paulista junto às Rua da Consolação e Bela Cintra. O serviço terá apoio de 40 operadores de trânsito e 68 monitores de travessia.
A implementação atende em parte a ideia, apresentada pelo vereador e dirigente esportivo Marco Aurélio Cunha (PSD) de ligar a ciclofaixa da paulista ao Parque do Ibirapuera. Ele é autor de uma proposta de lei que prevê a criação do circuio Parque Villa Lobos, Parque do Ibirapuera, Parque Municipal Mário Pimenta, Cidade Universitária e, novamente, Parque Villa Lobos, passando pelo Parque Trianon.
"A intenção do projeto, apresentado em 2009, é criar um circuito entre parques. O sucesso da ciclofaixa fez com que incluíssemos o Parque Trianon neste roteiro, contemplando toda a Avenida Paulista", afirmou. Segundo o vereador, a CET estuda ainda implantar as ciclofaixas entre a Praça Oswaldo Cruz e a Praça João Mendes e da Avenida Sumaré ao Parque do Ibirapuera.
Atualmente a cidade tem 67 Km ciclofaixas de lazer, que funcionam aos domingos e feriados nacionais, das 7h às 16h.
Inaugurada em 2009, a ciclofaixa Oeste/ Sul liga os parques das Bicicletas, do Ibirapuera, do Povo, Villa-Lobos, Avenida Chedid Jafet, Rua Funchal, Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini e Avenida Jornalista Roberto Marinho (até o futuro Parque Clube do Chuvisco) e possui 45 km de extensão.
Inaugurada em 2012, a ciclofaixa Zona Norte liga a Praça Heróis da FEB à Estação Parada Inglesa do Metrô e possui 8Km de extensão.
Inaugurada também em 2012, a ciclofaixa Zona Leste tem 14 km de extensão. Ela foi implantada na avenida Governador Carvalho Pinto onde está situado o Parque Linear Engº Werner Zulauf - Tiquatira, e passa também pelas Avenidas Dom Hélder Câmara e Calim Eid.