Ferrari constrói museu sustentável na Itália


Não é apenas a cor amarela que destaca o edifício italiano,
 mas sim todas as técnicas sustentáveis aplicadas à construção.
Foto: Shiro Studio
O novo Museu Ferrari foi projetado para ser contemporâneo e sustentável. O local abriga diversos clássicos automobilísticos da marca, que contrastam com a elegância arquitetônica desenhada pelo Estúdio Shiro, situado na capital inglesa, Londres.
Não é apenas a cor amarela que destaca o edifício italiano, mas sim todas as técnicas aplicadas à construção para que ela se tornasse mais eficiente e agradável aos visitantes. O museu conta com sistema energético geotérmico e visual arrojado como o dos carros criados pela marca.
O local abriga diversos clássicos automobilísticos da marca, que contrastam com a elegância arquitetônica do museu. | Foto:Shiro Studio
O teto do museu é feito em materiais translúcidos, assim as claraboias elevam a intensidade da luminosidade natural a entrar no prédio. | Foto:Shiro Studio
Durante o verão, termo-sensores ativam as janelas na fachada e telhado para permitir que o ar fresco circule pelo museu. | Foto:Shiro Studio

O espaço de exposição é uma ampla sala branca, que oferece a sensação de modernidade e permite o aproveitamento de toda a luz no espaço. O teto do museu é feito em materiais translúcidos, assim as claraboias elevam a intensidade da luminosidade natural a entrar no prédio.
Durante o verão, termo-sensores ativam as janelas na fachada e telhado para permitir que o ar fresco circule pelo museu, aumentando a eficiência energética, ao mesmo tempo em que reduz a energia necessária para manter o museu em funcionamento.
Mais da metade do prédio principal está construído abaixo do solo e a energia geotérmica é utilizada para aquecer e resfriar os espaços. Este é o primeiro edifício da Itália a utilizar esta técnica, que é aliada aos sistemas fotovoltaicos e ao reaproveitamento de água.
Os carros expostos no Museu Ferrari são muito antigos, mas a marca italiana já anunciou um modelo híbrido elétrico, mesmo que o presidente da companhia diga não acreditar que esta seja a alternativa para o futuro da mobilidade. Com informações do Inhabitat.
Fonte: CicloVivo

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