Motorista sustentável - 10 dicas para se tornar um

Foto: Ricardo P. Maluf

Normalmente, quando pensamos em sustentabilidade no trânsito, nos vêm à cabeça bicicletas, transporte público e, no máximo, carros elétricos. E todos esses itens são, sim, fundamentais para garantir mais mobilidade e mais qualidade do ar, especialmente nos centros urbanos.
Mas se engana quem pensa que de dentro de um carro é impossível fazer a sua parte para a melhoria do nível de poluição. O site Mother Nature Network apresenta uma lista de pequenas atitudes que todo motorista pode adotar. Será que você já cumpre algumas delas?
1. Evite pisar com tudo. Acelerações bruscas e direção agressiva contribuem para um maior gasto de combustível  e para aumentar a poluição atmosférica. Para se ter uma ideia sobre os efeitos nocivos dessa atitude, um segundo de direção acelerada emite a mesma quantidade de monóxido de carbono que 30 minutos de direção normal.
2. Vá com calma. Muita gente aproveita pistas e estradas que permitem velocidades mais altas para correr. Mas reduzir o velocímetro de 120 Km/h para 105 km/h, por exemplo, pode aumentar a sua economia de combustível em 10%, além de diminuir a poluição gerada pelo seu carro.
3. Utilize a marcha mais alta para cada velocidade. Quando você dirige seu carro na marcha mais alta possível para o momento, a velocidade do motor diminui, reduzindo também seu desgate, os níveis de emissão de dióxido de carbono e o uso de combustível.
4. Planeje o trajeto. Sempre que possível, planeje suas viagens para evitar os horários de pico, que provocam o famoso acelera-para.
5. Cheque a pressão dos pneus frequentemente. A cada três libras abaixo da pressão recomendada para os pneus do seu veículo, há um aumento significativo no gasto de combustível.
6. Faça as revisões periódicas. Elas são importantes para garantir uma economia de até 4% no consumo de combustível. Procure por oficinas mecânicas que tenham o cuidado de reciclar os fluidos utilizados ou descartá-los de maneira correta e segura.
7. Troque o óleo nas datas corretas. Isso ajudará seu carro a durar mais e a economizar combustível. Peça a seu mecânico para usar óleo reciclado e ecologicamente correto da próxima vez!
8. Preste atenção na bomba de combustível. Não abasteça com quantidade superior à da capacidade do seu tanque porque o combustível derramado evapora e, com as chuvas, pode contaminar águas subterrâneas.
9. Estacione de forma consciente. Parar o seu carro na sombra não apenas evita que você entre em um forno depois, mas minimiza a evaporação de combustível e evita o uso de ar condicionado.
10. Deixe seu carro em casa. Caminhar, andar de bicicleta ou optar pelo transporte público podem fazer uma grande diferença para o seu dia, para o trânsito da sua cidade e para o ar que você respira. Deixar o carro em casa duas vezes por semana evita a emissão de 680 quilos de gases de efeito estufa por ano!  Via Mother Nature Network
Fonte: Natura Ekos

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top