Alimentos frescos por mais tempo


Você sabe armazenar corretamente os alimentos que compra? No Brasil, segundo dados do IBGE, 64% de tudo o que é plantado acaba indo para o lixo. E não é só isso, o desperdiço de alimentos também está ligado ao gasto desnecessário de energia e água.
Se você costuma jogar alimentos fora porque acabam estragando, é possível tomar algumas medidas para ajudar a mantê-los frescos por mais tempo. Abaixo listamos algumas dicas.

Vegetais
desperdicio-comida
Guardar batata, cebola e cebolinha na geladeira pode fazer com que estraguem mais rápido. Isso porque a maioria dos vegetais de raízes longas devem ficar em locais secos, mas não tão frio. Para durarem mais, você deve mantê-los frescos e longe da luz – o que impede a germinação – armazenando-os em sacos de papel em um armário.  Os sacos de papel são mais respiráveis do que o plástico, o que ajuda a evitar a deterioração.
Queijos
desperdicio-comida-2
Os queijos de massa mole podem ser guardados na parte inferior da geladeira, em recipientes fechados, de plástico ou de vidro. Os queijos de massa semi-cozida, se cortados, devem ser guardados na parte inferior da geladeira, e embrulhados em papel alumínio. Se inteiros, devem ser guardados em ambientes que não sofram variações de temperatura, cobertos com pano úmido. Já os queijos duros e defumados devem ser cobertos e guardados em local com temperatura em torno de 18ºC. E para não ter alteração no sabor e na textura dos queijos, não congele nenhum tipo de queijo.
Alimentos secos
desperdicio-comida-3
Os alimentos secos, como biscoitos e cereais, devem ser guardados em frascos com boa vedação, pois ao armazená-los em sacos plásticos eles podem perder o sabor e acelerar a deterioração.
Pães
desperdicio-comida-4
O ideal é guardar o pão em temperatura ambiente, em um lugar fresco, seco e longe da luz solar direta. Algumas pessoas colocam na geladeira, mas essa não é uma boa opção, uma vez que o frio extrai a umidade do pão e ele seca mais rápido.
Para cada pão também existe uma forma de armazenamento diferente. Os pães fatiados não só podem como devem ficar na própria embalagem para reter a umidade. Apesar de sacos plásticos úmidos serem locais ótimos para proliferação do mofo, a maioria desses pães tem conservantes que inibem o crescimento rápido de fungos. Já os pães caseiros ou feitos de forma artesanal em padarias devem ser mantidos em embalagem de papel para mantê-los crocantes.
Ervas
desperdicio-comida-5
As ervas frescas armazenadas na água irão reter o sabor e a textura por mais tempo do que se estivessem soltas na geladeira. A salsa, o manjericão e o coentro fresco, por exemplo, devem ficar armazenados em um vidro com aproximadamente 2,5 cm de água, fora da geladeira, mas antes é preciso aparar os talos. Já as ervas como alecrim, sálvia e tomilho podem ficar na geladeira, mas devem ser enroladas em uma toalha umedecida e depois colocadas dentro de um saco de compras reutilizável. Fontes: EcoD / Banco de Alimentos.  Fotos: sxc.hu
Fonte: Natura Ekos

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top