O bambu é um impressionante material de construção, especialmente nos lugares onde cresce localmente. Exemplo disso é esta incrível estrutura construída pela empresa holandesa 24H-architecture, como parte do eco-resort Six Senses Soneva Kiri, na remota ilha de Koh Kood, Tailândia. A obra foi concebida para ser um centro de aprendizagem e de actividades infantil, mas o seu interior impressiona todos: jovens e adultos.
Evocando a forma fluída de uma raia, o centro para crianças está localizado numa encosta rochosa com vista para a baía. Uma grande cobertura de telhas de bambu serve de telhado para o interior aberto de mini-estruturas que possui um auditório, uma biblioteca com um piso de leitura, salas de artes e de música e uma área de brincadeira suspensa com escorregas e casulos. O tecido usado nas divisões foi o rattan e todo o chão é revestido de madeira (Eucalyptus camaldulensis).
Segundo os designers, o projecto tem todos os aspectos bioclimáticos necessários para que se adapte ao ambiente tropical húmido da região. As vigas do telhado atingem os 8 metros de altura, funcionando como um grande guarda-chuva que proporciona sombra e protecção contra as águas. O design aberto do projecto, com um telhado translúcido elevado e pisos que permitem um fluxo de ar no interior e o uso de luz natural, limitam o consumo de energia necessário ao edifício.
No exterior, existe ainda uma estrutura que permite às crianças dormir, além de uma “caverna para cozinhar”, equipada com uma horta própria, que permite às crianças colher a sua própria refeição.
A estrutura usa hastes de bambu de todos os tamanhos e de origem local, que vão desde as grandes colunas principais ancoradas em pilares no chão para os outros membros estruturais da obra, agrupados através de porcas, parafusos e cabos de fixação de fibras naturais. De acordo com os desenhos detalhados do edifício, não há reboco concreto nem vergões de ferro que reforcem o interior das colunas.
Fonte: Green Savers