Ainda não sabemos qual a visão do novo Papa Francisco, ou melhor, Jorge Mario Bergoglio, em relação à economia verde e desenvolvimento sustentável – ao invés da já documentada estratégia de Bento XVI para lutar contra as alterações climáticas, como já aqui realçámos.
No entanto, o novo Papa tem um passado humilde e sabe-se que gosta de andar de autocarro – terá poucas hipóteses de o fazer, porém, no novo cargo. Segundo o Grist, Bergoglio é (ou melhor, era) um utilizador frequente de transportes públicos, o que já levanta um pouco o véu sobre a sua personalidade. Será que vai continuar a herança verde de Bento XVI?
O agregador norte-americano dá ainda outras pistas para perceber a personalidade de Francisco. Um jesuíta, ele cresceu em pleno regime ditatorial argentino, tendo escondido pessoas na sua Igreja ou distribuído identificações falsas.
Por outro lado, e apesar de ter à sua disposição uma luxuosa casa em Buenos Aires, devido à sua condição de Cardeal, ele prefere viver num pequeno apartamento da capital argentina, sendo conhecido como o “Defensor dos Pobres”.
Bergoglio, que escolheu o nome do Santo padroeiro da Natureza e dos animais, Francisco, é também conhecido por preferir as refeições caseiras, sendo que ele próprio as confecciona.
Ah, e sabem porque razão anda o novo Papa de autocarro? Porque prescindiu da limusina que tinha à disposição. Hoje, no seu primeiro dia como Papa, ele trocou o carro privado pelo minibus, onde viajou com os outros cardeais. Por esta e outras razões, os activistas ambientais estão confiantes que o Papa Francisco será também um defensor da natureza.
Fonte: Green Savers