São Paulo - Pesquisa realizada pelo Instituto Akatu aponta quais são as práticas de Responsabilidade Social Empresarial que os consumidores brasileiros mais valorizam nas companhias e alerta: apenas 8% da população diz acreditar nas informações de RSE que as empresas divulgam atualmente.
1 - Não ao trabalho infantil e escravoNão utilizar o trabalho infantil e forçado e exigir, em contrato, que toda a cadeia de valor assuma o mesmo compromisso foi a prática de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) mais valorizada pelos 800 brasileiros entrevistados para a Pesquisa Akatu 2012.NOTA MÉDIA: 2,74ESSENCIALIDADE: 44%
2 - Igualdade de oportunidadeTer programas de contratação, capacitação e promoção de mulheres, negros e pessoas portadoras de deficiência, visando promover a igualdade de oportunidades, é a segunda prática de RSE que os consumidores mais priorizam nas companhias.NOTA MÉDIA: 2,71ESSENCIALIDADE: 37%
3 - Remuneração justaAssegurar aos trabalhadores uma remuneração que garanta um nível de vida adequado a eles e a suas famílias é a terceira prática de RSE que os consumidores mais valorizam nas companhias.NOTA MÉDIA: 2,69ESSENCIALIDADE: 34%
4 - Cuidados com o bem-estarAdotar medidas em relação a seus produtos ou serviços que visem minimizar os riscos à saúde e segurança do consumidor ou cliente é a quarta prática de RSE que os consumidores mais priorizam nas empresas.NOTA MÉDIA: 2,55ESSENCIALIDADE: 23%
5 - Respeito ao trabalho terceirizadoGarantir ao trabalhador terceirizado as mesmas condições de saúde e segurança no trabalho de que gozam os empregados regulares, além de oferecer benefícios básicos, é a quinta prática de RSE que os consumidores mais valorizam nas empresas.NOTA MÉDIA: 2,54ESSENCIALIDADE: 23%
6 - Economia de águaManter programas para racionalização e otimização do uso da água é a sexta prática de RSE que os consumidores mais priorizam nas companhias.NOTA MÉDIA: 2,45ESSENCIALIDADE: 19%
7 - Investir em especializaçãoOferecer programas de alfabetização e desenvolvimento de carreira para os empregados é a sétima prática de RSE que os consumidores mais valorizam nas empresas.NOTA MÉDIA: 2,44ESSENCIALIDADE: 19%
8 - Preocupação com reciclagemInvestir em novas tecnologias quer permitam a reciclagem de seus produtos após o uso é a oitava prática de RSE que os consumidores mais priorizam nas companhias.NOTA MÉDIA: 2,43ESSENCIALIDADE: 20%
9 - Formar consumidores conscientesPromover programas que informem e eduquem a população a respeito dos impactos sociais e ambientais de seus hábitos de consumo é a nona prática de RSE mais valorizada.NOTA MÉDIA: 2,41ESSENCIALIDADE: 19%
10 - Orientar sobre uso e descarteInformar o consumidor a respeito dos cuidados que devem ser observados durante o uso e descarte do produto é a décima prática de RSE mais priorizada pela população.NOTA MÉDIA: 2,35
ESSENCIALIDADE:
13%
Fonte: Exame