Quem já passou por Amesterdão costuma ficar impressionado com a quantidade de bicicletas da cidade holandesa, que lidera também o ranking da Copenhagenize para as cidades mundiais mais amigas destes veículos de duas rodas.
O ranking, apresentado há duas semanas, reforça a liderança de Amesterdão na mobilidade ciclista, uma vez que a cidade já tinha sido considerada a mais amiga da bicicleta em 2011.
“A cidade continua bem em quase todas as categorias. Amesterdão faz quase tudo bem. O que falta à cidade em termos de uniformização do design das infra-estruturas mais do que compensa a sua impressionante saturação de tráfego de bicicletas no centro compacto da cidade”, explica o índex.
A Copenhagenize – uma consultora de mobilidade sustentável – destaca ainda o ambiente relaxado e agradável da comunidade ciclista da cidade.
O segundo lugar do ranking pertence a Copenhaga, na Dinamarca, uma das cidades que mais se destaca ao nível da sustentabilidade urbana – cujos índexes lidera de forma quase crónica -, seguida de Utrecht.
A grande surpresa do ranking, a nosso ver, é o quarto lugar de Sevilha, na Espanha. “Sevilha é uma filha adoptiva do movimento moderno de planeamento de bicicletas. De uma quota modal de 0,5% em 2006, a cidade agora tem 7% de quota. Este rápido crescimento de tráfego ciclista deveu-se a visionarismo e vontade política”, explica o ranking.
O top cinco completa-se com Bordéus, na França, uma cidade que também tem evoluído bastante nos últimos anos, como pode ler diariamente no Menos Um Carro.
Sem surpresa, nenhuma cidade portuguesa faz parte do ranking – terão sido avaliadas Lisboa e Porto. Rio de Janeiro, no Brasil, encontra-se num interessante 16º lugar em 150 cidades avaliadas. Nada mau.
Ranking 2013
1.Amesterdão (Holanda)
2.Copenhaga (Dinamarca)
3.Utrecht (Holanda)
4.Sevilha (Espanha)
5.Bordéus (França)
6.Nantes (França)
7.Antuérpia (Bélgica)
8.Eindhoven (Holanda)
9.Malmo (Suécia)
10.Berlim (Alemanha)
11.Dublin (Irlanda)
12.Tóquio (Japão)
13.Munique (Alemanha)
14.Montreal (Canadá)
15.Nogóia (Japão)
16.Rio de Janeiro (Brasil)
17.Barcelona (Espanha)
18.Budapeste (Hungria)
19.Paris (França)
20.Hamburgo (Alemanha)
Foto: Sob licença Creative Commons