Foto: Fora do Eixo/Flickr |
A campanha nacional “Cumpra-se”, pelo cumprimento do Código Florestal, tem como objetivo convidar o público a fazer a sua parte: contribuir e proteger o meio ambiente com ações diárias e apoiar a fiscalização do Poder Público. Como parte da campanha, também haverá o lançamento do “Grupo de Trabalho (GT) de Acompanhamento da Implementação do Código Florestal em São Paulo”, ação é realizada pela Frente Parlamentar Ambientalista de São Paulo, Fundação SOS Mata Atlântica e Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA).
“Queremos estimular a cidadania e o acompanhamento da Lei em um processo descentralizado e participativo, e também reforçar o papel das Frentes Parlamentares Estaduais. Por isso, vamos incentivar o acompanhamento e cumprimento do Código Florestal nos Estados da Mata Atlântica”, explica Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica.
O GT de São Paulo é o 10º lançado. Desde março deste ano outros oitos já iniciaram suas atividades: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Até o fim do ano serão lançados mais sete grupos.
A programação ainda conta com palestras e debates. Entre os temas abordados estão: a relação do Código Florestal e a Água e a aplicação do novo Código Florestal.