Brasileiros criam cinema itinerante movido a energia solar

Postado por Ricardo P. Maluf
Um cinema itinerante movido a energia solar foi apresentado no último sábado (8), durante a terceira edição da Virada Sustentável, em São Paulo. Desenvolvido por um conjunto de empresas brasileiras, o sistema de projeção foi instalado em um furgão e abastecido pelos painéis fotovoltaicos fixos na parte superior do veículo, que ficou estacionado no Parque Villa Lobos.


Batizado de CINESolar, o projeto é a primeira iniciativa que aposta em energia limpa para exibir sessões de cinema no Brasil. Como os painéis solares produzem a eletricidade necessária para abastecer a estrutura de exibição, o furgão pode levar o cinema para localidades que não têm acesso à energia elétrica, como regiões carentes ou isoladas. Dentro do automóvel, são transportados os sistemas de projeção e som, o telão e as cadeiras utilizadas pelo público.

Além de o cinema móvel não causar danos ao meio ambiente, o projeto exibe produções culturais com temática ambiental, despertando nas pessoas o interesse por questões sustentáveis. De acordo com os realizadores do projeto, o furgão também tem por objetivo mostrar à população que a energia solar é um recurso viável, que pode ser destinado a várias áreas. “O nosso desafio é aplicar a energia solar entre as soluções de cultura, e levar esta tecnologia para o povo”, esclareceu Eduardo Rocha, um dos realizadores do CINESolar.

A energia captada pelo furgão do CINESolar abasteceu uma apresentação musical, e, ao lado do veículo, também foi realizada a oficina de Ecografite. Os visitantes do parque ficaram animados com o cinema. “Não acreditei que o sol pudesse alimentar uma sala móvel de cinema. É uma iniciativa surpreendente, que pode ser levada para qualquer lugar”, disse Patrícia Gomes, bancária que participou das ações do projeto.

Para Cynthia Alario, uma das responsáveis pelo CINESolar, falta ineresse por parte da população e das autoridades públicas em promover uma cultura sustentável, mas a cena vem se fortalecendo ao longo do tempo. “Muitas pessoas enxergam a sustentabilidade como algo novo, por isso, não são oferecidas muitas opções de cultura relacionadas a este tema. Por outro lado, já existem iniciativas importantes que ligam a produção cultural à sustentabilidade e isso só tende a crescer”, finaliza.
Por Gabriel Felix – Redação CicloVivo

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top