Postado por Ricardo P. Maluf
Toyota, Ford e Honda ocupam os três primeiros lugares do Global
Green Brands 2013, ranking que examina a lacuna que existe entre as práticas
ambientais de uma empresa e as percepções que os consumidores têm dessas
práticas.
O estudo, desenvolvido pela Interbrand, explica
que as marcas empenhadas na transparência e apostadas em comunicar com os
consumidores continuam a superar as outras. “O que torna o Best Global Green
Brands único e valioso é que ele examina o desempenho e a percepção em acção”,
explicou Jez Frampton, CEO global da Interbrand. “O relatório fornece às
principais marcas os conhecimentos de que elas necessitam para desenvolverem
estratégias robustas – estratégias que não só irão impulsionar os seus
negócios, mas que também irão ter um impacto positivo sobre o meio ambiente e
as comunidades em que esses negócios operam”.
Em cada ano, ao identificar as 50 Best Global
Green Brands, a Interbrand começa com as 100 marcas que compõem o relatório
Best Global Brands. De seguida, é feita uma extensa pesquisa junto aos
consumidores, para recolher a percepção do público sobre as práticas
sustentáveis ou ambientais dessas marcas. A informação é depois comparada com
os dados de desempenho de sustentabilidade ambientais fornecidos pela Deloitte,
dados que são baseados em informações publicamente disponíveis.
Automóveis em grande
As marcas de automóveis representam 50% do top
10 deste ano com Toyota (# 1), Ford (# 2), Honda (# 3), Nissan (# 5) e
Volkswagen (# 7) no topo da lista. Colectivamente, o muito regulamentado sector
automóvel apresentou eficazmente as suas inovações e forte compromisso no
fabrico de veículos de forma cada vez mais sustentável.
Embora a maioria das marcas de automóveis tenha
investido no atingir das metas de sustentabilidade e no cumprimento dos
regulamentos, as marcas que investiram na criação de produtos inovadores como
prova de seu compromisso com a sustentabilidade (ex., Toyota Prius, Ford
EcoBoost, Nissan LEAF) estão a receber maior reconhecimento por parte dos
consumidores.
“O estudo vem confirmar a noção de que os
consumidores exigem cada vez mais transparência e produtos ecologicamente
conscientes e que algumas marcas já compreenderam a importância de envolver os
consumidores na solução. Por outras palavras, a sustentabilidade pode
beneficiar o negócio e o meio ambiente em simultâneo e criar valor para as
marcas e, por essa razão, está a tornar-se um imperativo para o crescimento dos
produtos e serviços”, avançou Pedro Veloso, director-geral da Interbrand
Portugal & Central Africa.
THE 2013 BEST GLOBAL GREEN BRANDS
2013 Ranking
|
Marca
|
Mudança
|
2013 Diferença
|
1
|
Toyota
|
0
|
-2.53
|
2
|
Ford
|
13
|
-2.57
|
3
|
Honda
|
0
|
-2.10
|
4
|
Panasonic
|
2
|
15.15
|
5
|
Nissan
|
16
|
2.06
|
6
|
Johnson &
Johnson
|
-4
|
3.09
|
7
|
Volkswagen
|
-3
|
2.96
|
8
|
Danone
|
1
|
-0.62
|
9
|
Nokia
|
11
|
18.50
|
10
|
Dell
|
-3
|
8.17
|
11
|
Sony
|
7
|
7.09
|
12
|
HP
|
-7
|
10.32
|
13
|
BMW
|
-3
|
5.42
|
14
|
Nestlé
|
NOVO
|
5.74
|
15
|
adidas
|
7
|
6.66
|
16
|
Samsung
|
9
|
7.68
|
17
|
Mercedes-Benz
|
-1
|
8.13
|
18
|
Siemens
|
-10
|
11.37
|
19
|
Coca-Cola
|
4
|
-13.65
|
20
|
L’Oréal
|
-6
|
17.91
|
21
|
Intel
|
6
|
12.03
|
22
|
Apple
|
-9
|
-0.93
|
23
|
Philips
|
8
|
7.39
|
24
|
3M
|
-12
|
4.33
|
25
|
GE
|
-1
|
-9.00
|
26
|
Pepsi
|
2
|
-0.88
|
27
|
IBM
|
-8
|
12.95
|
28
|
Cisco
|
-17
|
17.38
|
29
|
Xerox
|
3
|
15.71
|
30
|
Canon
|
-1
|
6.56
|
31
|
Nike
|
-5
|
1.18
|
32
|
UPS
|
11
|
1.54
|
33
|
IKEA
|
6
|
-11.18
|
34
|
Hyundai
|
-17
|
7.32
|
35
|
Microsoft
|
-2
|
-9.30
|
36
|
Starbucks
|
0
|
-4.83
|
37
|
Kia
|
NOVO
|
6.11
|
38
|
Kellogg’s
|
-3
|
-9.81
|
39
|
Caterpillar
|
-1
|
0.30
|
40
|
Shell
|
-6
|
-5.24
|
41
|
Avon
|
-4
|
5.13
|
42
|
H&M
|
4
|
4.02
|
43
|
Allianz
|
-13
|
1.40
|
44
|
AXA
|
-2
|
-1.55
|
45
|
SAP
|
-4
|
-2.91
|
46
|
Santander
|
-6
|
-5.18
|
47
|
McDonald’s
|
-2
|
-21.27
|
48
|
ZARA
|
NOVO
|
-3.39
|
49
|
Citi
|
-5
|
8.13
|
50
|
Colgate
|
NOVO
|
-8.30
|