Global Green Brands 2013 - As marcas mais verdes do mundo

Postado por Ricardo P. Maluf
Toyota, Ford e Honda ocupam os três primeiros lugares do Global Green Brands 2013, ranking que examina a lacuna que existe entre as práticas ambientais de uma empresa e as percepções que os consumidores têm dessas práticas.


O estudo, desenvolvido pela Interbrand, explica que as marcas empenhadas na transparência e apostadas em comunicar com os consumidores continuam a superar as outras. “O que torna o Best Global Green Brands único e valioso é que ele examina o desempenho e a percepção em acção”, explicou Jez Frampton, CEO global da Interbrand. “O relatório fornece às principais marcas os conhecimentos de que elas necessitam para desenvolverem estratégias robustas – estratégias que não só irão impulsionar os seus negócios, mas que também irão ter um impacto positivo sobre o meio ambiente e as comunidades em que esses negócios operam”.

Em cada ano, ao identificar as 50 Best Global Green Brands, a Interbrand começa com as 100 marcas que compõem o relatório Best Global Brands. De seguida, é feita uma extensa pesquisa junto aos consumidores, para recolher a percepção do público sobre as práticas sustentáveis ou ambientais dessas marcas. A informação é depois comparada com os dados de desempenho de sustentabilidade ambientais fornecidos pela Deloitte, dados que são baseados em informações publicamente disponíveis.

Automóveis em grande
As marcas de automóveis representam 50% do top 10 deste ano com Toyota (# 1), Ford (# 2), Honda (# 3), Nissan (# 5) e Volkswagen (# 7) no topo da lista. Colectivamente, o muito regulamentado sector automóvel apresentou eficazmente as suas inovações e forte compromisso no fabrico de veículos de forma cada vez mais sustentável.

Embora a maioria das marcas de automóveis tenha investido no atingir das metas de sustentabilidade e no cumprimento dos regulamentos, as marcas que investiram na criação de produtos inovadores como prova de seu compromisso com a sustentabilidade (ex., Toyota Prius, Ford EcoBoost, Nissan LEAF) estão a receber maior reconhecimento por parte dos consumidores.

“O estudo vem confirmar a noção de que os consumidores exigem cada vez mais transparência e produtos ecologicamente conscientes e que algumas marcas já compreenderam a importância de envolver os consumidores na solução. Por outras palavras, a sustentabilidade pode beneficiar o negócio e o meio ambiente em simultâneo e criar valor para as marcas e, por essa razão, está a tornar-se um imperativo para o crescimento dos produtos e serviços”, avançou Pedro Veloso, director-geral da Interbrand Portugal & Central Africa.

Veja o ranking.


THE 2013 BEST GLOBAL GREEN BRANDS



2013 Ranking
Marca
Mudança
2013 Diferença
1
Toyota
0
-2.53
2
Ford
13
-2.57
3
Honda
0
-2.10
4
Panasonic
2
15.15
5
Nissan
16
2.06
6
Johnson & Johnson
-4
3.09
7
Volkswagen
-3
2.96
8
Danone
1
-0.62
9
Nokia
11
18.50
10
Dell
-3
8.17
11
Sony
7
7.09
12
HP
-7
10.32
13
BMW
-3
5.42
14
Nestlé
NOVO
5.74
15
adidas
7
6.66
16
Samsung
9
7.68
17
Mercedes-Benz
-1
8.13
18
Siemens
-10
11.37
19
Coca-Cola
4
-13.65
20
L’Oréal
-6
17.91
21
Intel
6
12.03
22
Apple
-9
-0.93
23
Philips
8
7.39
24
3M
-12
4.33
25
GE
-1
-9.00
26
Pepsi
2
-0.88
27
IBM
-8
12.95
28
Cisco
-17
17.38
29
Xerox
3
15.71
30
Canon
-1
6.56
31
Nike
-5
1.18
32
UPS
11
1.54
33
IKEA
6
-11.18
34
Hyundai
-17
7.32
35
Microsoft
-2
-9.30
36
Starbucks
0
-4.83
37
Kia
NOVO
6.11
38
Kellogg’s
-3
-9.81
39
Caterpillar
-1
0.30
40
Shell
-6
-5.24
41
Avon
-4
5.13
42
H&M
4
4.02
43
Allianz
-13
1.40
44
AXA
-2
-1.55
45
SAP
-4
-2.91
46
Santander
-6
-5.18
47
McDonald’s
-2
-21.27
48
ZARA
NOVO
-3.39
49
Citi
-5
8.13
50
Colgate
NOVO
-8.30
 Fonte: Green Savers

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