A
extensão de borracha é tão grande – alcançando mais de sete milhões – que já
pode ser vista do espaço, segundo o site Green Savers. A maioria dos pneus é
proveniente dos Estados Unidos, mas outros países também pagam para se verem
livres dos resíduos.
Desde
2003, este tipo de prática é ilegal na Europa. O continente chega a reciclar
cerca de 480 mil toneladas de borracha por ano. Na Grã-Bretanha todos os pneus
de carros e caminhões também devem ser recuperados, reciclados e reutilizados.
No
Brasil o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) instituiu, em 1999, uma
resolução que proíbe o descarte de pneus em rios, aterros sanitários, lagos,
terrenos baldios, assim como a queima desses objetos em céu aberto. Além disso,
os pneus velhos passam a ser de responsabilidade de seus fabricantes, que devem
dar uma destinação correta ao produto.
O
Brasil também impede a importação de pneus reformados para reduzir os volumes
de resíduos.
Soluções
para os pneus
Na hora
de reutilizar ou reciclar os pneus se transformam em parques infantis, pistas
de corrida, campos desportivos artificiais, combustível para fornos de cimento,
pavimentos, entre outros.
Além
disso, eles podem também ser usados na construção de estruturas resistentes a
inundações e, se os resíduos de borracha estiverem em bom estado, na construção
de estradas. Os especialistas afirmam que as estradas de borracha requerem
menos manutenção, permitem melhor drenagem e ainda reduzem o ruído do tráfego
em 25%.
Nos EUA
foram construídas estradas de borracha na década de 1960, existindo hoje mais
de 32 mil km feitas de pneus reciclados. As estradas de borracha também são
muito populares na China, no Brasil, Espanha e na Alemanha.
Saiba o
que fazer com seu pneu usado no Brasil: http://www.reciclanip.com.br/v3/
Fonte: EcoD.