Postado por Ricardo P. Maluf
A empresa finlandesa ZenRobotics está a apresentar o seu novo produto, o braço robótico Recycler. Este sistema é capaz de separar o lixo antes de o enviar para a reciclagem, utilizando um processo chamado fusão de sensor para identificar os diferentes tipos de resíduos.
O Recycler usa sensores calibrados, câmaras de espectro visível, espectrómetros infra-vermelhos e sensores tácteis, conseguindo identificar o material reciclável e despistá-los em caixas de recolha.
Assim, o robô pode ajudar a resolver um dos grandes problemas da reciclagem de hoje, sobretudo no sector da construção. É que para além de ser difícil dividir o material de acordo com o seu tipo, esta tarefa não é fácil, devido ao peso dos objectos e à sua eventual toxicidade.
O sector da construção e demolição contribui com cerca de um terço do lixo de todo o mundo: 325 milhões de toneladas de lixo por ano nos Estados Unidos e 900 milhões na União Europeia.
A ZenRobotics recebeu financiamento de €12 milhões (R$34 milhões) em 2012, tendo criado o Recycler com o objectivo de substituir a triagem manual. Este braço robótico está já a ser instalado em diversas áreas de reciclagem, na Finlândia, sendo também comercializado online.
Fonte: Green Savers