iPhone gasta mais energia por ano que um frigorífico, segundo um relatório do Digital Power Group


Um iPhone gasta mais energia por ano que um frigorífico, segundo um relatório do Digital Power Group sobre a quantidade de eletricidade usada na economia digital e setor das TIC (tecnologias de informação e comunicação). Segundo o estudo, liderado por Mark Mills, CEO do Digital Power Group, o sistema TIC gasta tanta eletricidade, hoje, como o consumo global do Planeta em 1985.


O estudo foi encomendado pela National Mining Association e America Coalition for Clean Coal Electricity e avança que o sistema TIC precisará de cada vez mais eletricidade, à medida que os gadgets e aparelhos que hoje possuímos se tornam mais poderosos e acessíveis a mais pessoas.

“A nuvem utiliza energia de forma diferente dos outros setores da economia. Iluminação, aquecimento, arrefecimento e transporte – todos eles têm limites. Só podemos aquecer a nossa casa até um certo ponto, ou podemos conduzir até ao nosso destino. Só porque o meu carro pode ir vezes sem conta até Washington, não quer dizer que eu o faça”, elabora Bryan Wash, na Time. E conclui: “O valor do sistema TIC é que ele está ligado sempre. Desde os computadores aos centros de dados gigantescos, ao nosso iPhone, não há quebras de tempo. Eu não sou a única pessoa no mundo a deixar o iPhone ligado durante a noite para qualquer emergência, porque já não tenho telefone fixo”, continua.

Segundo Walsh, isto significa que há uma procura constante para eletricidade, e à medida que a nuvem fica maior e mais dos nossos gadgets funcionam em redes sem fios, vamos precisar de mais eletricidade.

No estudo, Mark Mills dá um exemplo: precisamos de mais eletricidade para vermos um filme em HD, online, numa rede sem fios, do que se víssemos num DVD, que foi fabricado e transportado para nossa casa.

De acordo com o autor, e por mais preocupações tenhamos com a eletricidade que consumimos – mudar para iluminação eficiente, desligar o stand-by –, a partir do momento em que estamos ligados à nuvem tornamo-nos “vampiros de energia”.

Ironicamente, são os jovens com maior consciência ambiental – que compram cada vez menos carros, andam de transportes públicos ou vivem em espaços mais pequenos – que têm esta necessidade de estarem sempre ligados. Com as respectivas consequências para a sustentabilidade.
Foto: Sob licença Creative Commons
Fonte: Green Savers

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top