Quantos planetas são necessários para suprir a demanda da própria Terra?

A resposta é um planeta e meio. Desde o início da década de 70, consumimos mais recursos do planeta e num ritmo mais rápido do que ele é capaz de repor. Essa condição é conhecida como Ecologicalovershoot. Nesta terça-feira (21/8) foi o Dia de Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day) de 2013. O que significa que a partir de hoje estamos consumindo além do que o planeta consegue produzir em um ano. Depois de 20 de agosto, operamos no vermelho.

Esse nosso déficit ecológico continuará, devido à destruição de estoques pesqueiros, árvores e outros recursos naturais, bem como o CO2 jogado na atmosfera. Os dados são da Global Footprint Network (Rede Global Pegada Ecológica), instituição internacional que gera conhecimento sobre sustentabilidade e tem escritórios nos EUA, Europa e Japão, e é parceira da rede WWF.

Em 1961, a humanidade consumiu somente cerca de dois terços dos recursos ecológicos do planeta. Naquela época, a maior parte dos países possuía reservas ecológicas. A contabilidade da Pegada Nacional de 2012 feita pela GFN demonstra que, no ritmo em que a humanidade utiliza os recursos e serviços ecológicos hoje, precisaríamos de um planeta e meio (1,5) para renová-los. Se continuarmos nesse ritmo, vamos precisar de dois planetas antes de chegar à metade do século. 

Hoje, mais de 80% da população mundial vive em países que utilizam mais do que seus próprios ecossistemas podem renovar. Esses países são chamados “devedores ecológicos”, pois esgotam seus próprios recursos ecológicos ou os obtêm de outros lugares. Por outro lado, cerca de 2 bilhões de pessoas não têm acesso aos recursos necessários para satisfazer suas necessidades básicas.

Os devedores ecológicos utilizam mais do que eles possuem. Se os habitantes do Japão só consumissem os recursos produzidos dentro das fronteiras de seu país, no ritmo atual eles precisariam dispor de 7,1 Japões. Em outras palavras, sua Pegada é 7,1 vezes maior do que a biocapacidade. De forma semelhante, seriam necessárias 4,2 Suíças para prover a Suíça. O Catar requer recursos ecológicos de 5,7 Catares. O Egito usa os recursos ecológicos de 2,4 Egitos.

Se todos vivessem como um típico habitante da China, seria preciso dispor de 1,2 planeta para prover a população mundial. E, se todos vivessem como quem reside nos Estados Unidos, seria preciso dispor de quatro planetas para prover a população mundial. A América Latina e, mais especificamente, a América do Sul está numa posição única no contexto mundial, já que suas reservas ecológicas ainda superam sua Pegada Ecológica na maior parte dessa região. 

O Brasil possui a maior reserva ecológica; no entanto, ela diminui constantemente. A Austrália também perde rapidamente sua reserva. À medida que suas reservas se reduzem, Madagascar e Indonésia enfrentam enorme perda de biodiversidade, o que também acontece em outros países apresentados no segundo infográfico. Esse infográfico revela as reservas e as tendências de Pegada Ecológica per capita.
Fonte: JMA

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top