Acesse para download o Plano Municipal de Mata Atlântica da cidade que é referência em gestão ambiental


Postado por Ricardo P. Maluf
Plano Municipal de Mata Atlântica de Caxias do Sul - Fase II – Experimentação


Acesse o Plano para download em:

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA), lançou a segunda fase do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Caxias do Sul. O evento ocorreu na tarde desta quinta-feira (05), no Salão Nobre do Centro Administrativo. Na ocasião, estava presente o diretor de políticas públicas da Fundação SOS Mata Atlântida, Mario Cesar Mantovani.

Mantovani disse ao Prefeito Alceu Barbosa Velho, ao titular da SEMMA, Adivandro Rech e equipe, e demais convidados, que Caxias cumpriu com o seu dever. “Temos 400 mil sócios, em 17 Estados e 3 mil municípios. Viajo o Brasil todo e posso afirmar que Caxias do Sul fez a lição de casa. Vi o grande potencial de Caxias e tenho certeza que é referência nacional em gestão ambiental. O Brasil é o país de ponta nisso, mas aqui foi o único lugar que se materializou o processo todo. Em 35 anos como ambientalista, fiquei impressionado com o trabalho que se faz aqui”, afirmou. O diretor diz que vai levar à equipe da Fundação, presidida por Pedro Luiz Barreiros Passos (presidente da Natura), o que viu em Caxias.
caxias pmma fase II mario e vanise

Vanise Sebben, uma das grandes responsáveis pela elaboração e realização do PMMA da Prefeitura de Caxias do Sul e Mário Mantovani, mais que orgulhoso pelo trabalho.

O Prefeito agradeceu as palavras do diretor da SOS Mata Atlântida e destacou o empenho dos servidores municipais. “Temos aqui servidores muito competentes em diversas áreas. Tenho certeza, que a qualificação que temos hoje na área ambiental deve-se, sobretudo, à dedicação e esforço dos servidores da SEMMA, do Samae, da Codeca. Mas precisamos avançar ainda em algumas questões como o destino para os resíduos da construção civil”, disse.

Alceu ainda cumprimentou a promotora Janaina De Carli dos Santos, do Ministério Público Estadual, também presente no ato, e reiteirou a parceria com a Prefeitura. “Continuaremos atentos à questão da regularização fundiária da área rural”, ressaltou, se referindo aos loteamento irregulares em Fazenda Souza.

O secretário Adivandro Rech explicou a todos que a primeira fase, realizada em dezembro do ano passado, foi a apresentação e aprovação do Plano com a normatização dos elementos necessários à proteção, recuperação e uso sustentável da Mata Atlântica na cidade.

Nesta segunda fase do PMMA estão o diagnóstico dos remanescentes florestais da zona urbana; diagnóstico das áreas de preservação permanentes rurais e diagnóstico e auxílio técnico para cadastramento ambiental rural das propriedades rurais. “Sete programas compõem esta segunda fase”, informou Rech. Entre eles, destacam-se o Programa de Arborização Urbana, o Programa do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o projeto Monumento Natural Palanquinho.

Caxias do Sul é o terceiro município brasileiro a apresentar o PMMA já em execução.

No lançamento desta quinta, compareceram também os secretários municipais Paulo Dahmer (Receita), Francisco Spiandorello (SDETE), Gilberto Boschetti (SEPLAN), Agenor Basso (Governo), Fábio Scopel Vanin (SMU), os diretores-presidentes Edio Elói Frizzo (SAMAE) e Valter Webber (CODECA), além dos vereadores Gustavo Toigo e Raimundo Bampi.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top