Uma trilha adaptada para deficientes físicos: O local fica na Reserva Biológica União (REBIO), entre as cidades de Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e Macaé. A Rebio guarda remanescentes de Mata Atlântica e é habitat de diversas espécies ameaçadas de extinção, entre elas o mico-leão-dourado.
A iniciativa é uma parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) com a Secretaria do Ambiente do Rio de Janeiro (SEA/RJ) e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), que resultou no projeto “Reserva Biológica União: uma área natural protegida da Mata Atlântica acessível às pessoas com deficiência”, apoiado pelo Fundo da Mata Atlântica (FMA/RJ).
Ao todo, foram investidos R$ 311,7 mil para adaptar o local e tornar o passeio uma experiência agradável para qualquer pessoa. Ao Funbio, parceiro da SEA/RJ na gestão dos recursos de compensação ambiental estaduais, coube a execução do projeto, que foi aprovado após ser submetido à Câmara de Compensação Ambiental do Rio de Janeiro. As obras tornaram acessíveis as instalações do Centro de Vivências e a trilha interpretativa da Unidade de Conservação conhecida com “Trilha do Pilão”.
A trilha está localizada às margens da BR-101, no km 185, em Rocha Leão, bairro rural de Rio das Ostras. As visitas podem ser agendadas pelo telefone (22) 2777-1115.
Fonte: FUMBIO














