O abuso e a violência contra crianças e adolescentes são alguns dos crimes que mais chocam a sociedade. E o Brasil - um dos países que mais se destacam no combate a esse tipo de delito - deu, recentemente, um novo e importante passo nessa direção. A Secretaria dos Direitos Humanos, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), disponibilizou um aplicativo para facilitar o registro das denúncias de abuso infantil nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo 2014.
A ferramenta, batizada de ‘Proteja Brasil’, é um aplicativo de apoio ao cidadão, que fornece - na região onde ele se encontra -, os telefones e endereços de delegacias e conselhos tutelares, locais onde podem ser feitas as denúncias de violações contra os direitos das crianças e adolescentes.
O APP ‘Proteja Brasil’ ainda ajuda na identificação das diferentes formas de abuso, como violência psicológica ou sexual, discriminação, tortura e trabalho infantil, entre outras. Seu intuito é conscientizar a população sobre a necessidade de proteção da integridade de crianças e adolescentes.
Desenvolvido pela empresa alagoense Ilha soft e já colocado em teste durante a última Copa das Confederações, o aplicativo está disponível para download, tanto no sistema Android quanto noIOS.
Se você mora ou vai visitar alguma das cidades-sede da Copa do Mundo (Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo), faça parte dessa corrente do bem. Baixe o aplicativo e, se presenciar algum caso de abusou ou violência infanto-juvenil, denuncie.
Fonte: Agência Brasil














