Transformar uma escola abandonada num centro de habitação sustentável para a população carente do Kansas foi uma das missões recentemente cumpridas por Brad Pitt. Por meio de sua ONG e com o apoio de um escritório de arquitetura, o ator norte-americano instalou placas fotovoltaicas, sistemas de eficiência energética, jardins comunitários e várias outras medidas de integração socioambiental.
Chamado de Bancroft School, o espaço permaneceu abandonado por mais de 13 anos, mas as reformas fizeram com que o novo empreendimento popular se tornasse exemplo de construção sustentável, ganhando, até mesmo, o selo LEED Platinum, concedido por autoridades norte-americanas. Os painéis solares instalados na parte superior da antiga escola conseguem gerar até 75 quilowatts de eletricidade limpa, e, além das acomodações, a estrutura também oferece auditório, academia e sala de acesso à internet.
Os responsáveis pela obra são os arquitetos do escritório BNIM Architects e os participantes da ONG Make It Right, fundada por Pitt em 2007 para prover alternativas de moradia sustentável à população atingida pelo furacão Katrina.
As obras de moradia acessível à comunidade demandaram mais de 14 milhões de dólares em investimentos, que foram doados por empresas e outras instituições privadas por meio de campanhas de responsabilidade social.
Segundo os responsáveis pela reforma da Bancroft School, já podem ser apontados os benefícios trazidos pela alternativa de moradia. “Este trabalho já vem resultando numa notável redução do crime e no aumento da expectativa de vida”, declarou o arquiteto Bob Berkebile.
Fonte: CicloVivo