Primeiro ônibus escolar totalmente elétrico da América está definido para começar a buscar os alunos em 2014. O ônibus do tipo SST-e é estimado para salvar o Kings Canyon, na Califórnia, Distrito Escolar que gasta cerca de 16 litros de combustível por dia, ou seja, 11 mil dólares por ano. E possui a vantagem de redução da emissão de gases de efeito estufa e custos de manutenção.
O ônibus é uma articulação de risco entre Motiv Power Systems e Trans Tech Bus. O Sistema de Controle de Powertrain elétrico do veículo (EPCs) é baseado no chassis Ford F450 e pode acomodar qualquer tipo de bateria. O veículo tem capacidade para 32 alunos ou 24 alunos e uma cadeira de rodas.
“Nosso sistema é independente da bateria, é o futuro contra as mudanças no mercado de baterias, como baterias descontinuadas ou a improvável tecnologia do futuro”, disse Jim Castelaz fundador e CEO da Motiv. “Isso faz com que este ônibus equipado totalmente elétrico seja mais flexível e personalizável para caminhões no mercado. Estamos entusiasmados os EPCs estarão ajudando as escolas a obter o máximo de seus “dólares” de transporte, e ao mesmo tempo educar as crianças sobre o transporte limpo “.
Fonte: Inhabitat














