Uma das alternativas para o trânsito caótico das cidades têm sido as bicicletas. Um aumento de ciclistas pelas grandes avenidas têm estimulado ações que visam facilitar a inclusão desse meio de transporte de forma mais segura, principalmente aqui no Brasil, onde essa opção nunca foi prioridade à ser levada em conta nos planejamentos de transporte urbano.
Mas o fato é que, mesmo com ciclovias, há muitas dificuldades para o ciclista, como os trajetos com muitas ladeiras, buracos, etc. Fora que a velocidade é relativamente menor e mais desgastante para quem pedala.
E é justamente aí que as bikes motorizadas se destacam como uma saída. Porém, o preço de uma é quase o valor de uma motocicleta!
Pensando nisso, Niko Klansek, esloveno que mora em Nova York, criou a Smart FlyKly, roda motorizada inteligente que se encaixa em qualquer modelo de bicicleta. Seu diferencial é que para funcionar, ela só precisa ser habilitada por um aplicativo instalado em um smartphone, que permanece fixado em um espaço no guidão ( que também serve como uma luz de bicicleta ou para um carregar o telefone, também ) e se conecta à roda via Bluetooth. O monitores app FlyKly velocidade, distância, tempo percorrido , localização e rota.
A FlyKly tem como objetivo incentivar as pessoas a usarem mais suas bicicletas, e “sem perder o fôlego ou suar a camisa “. Sua praticidade faz com que o ciclista não se preocupe mais com questões como o que vestir para aquela reunião de negócios ou festa, por exemplo.
O aplicativo FlyKly
Com o app instalado no smartphone, o ciclista define a velocidade máxima em que ele quer andar. A roda detecta quando o ciclista começa a pedalar e ajusta a velocidade de acordo com esse movimento. FlyKly diz que o aplicativo também é capaz de aprender hábitos e rotinas do ciclista para sugerir atalhos, rotas mais seguras e caminhos mais divertidos.
A roda pode ser brecada através do aplicativo e se a bicicleta começar a se mover quando o telefone não está por perto, o aplicativo envia uma mensagem alertando o dono de um possível roubo.
O projeto está no Kickstater em busca de recursos para viabilizá-lo.
Fonte: 3M