Isso pode parecer apenas um conceito, mas a Ap Verheggen e Cofely Refrigeração estão no caminho para tornar a SunGlacier uma realidade.
Então, como isso funciona? A estrutura em forma de folha de olmo de 200m²tem um lado revestido de célula PV, que alimenta a refrigeração dos condensadores, que por sua vez, converte a umidade do ar do deserto em gelo. Ap Verheggen junto aos engenheiros disse que embora o deserto do Saara não pareça ter umidade suficiente para criar melhores condições de fazer gelo, verifica-se que os testes mostram que o ar no Egito tem os mesmos níveis de umidade dos Países Baixos.
Ao aquecer o recipiente de transporte e execução de um umidificador, Cofely e Verheggen reproduzem as condições climáticas únicas do deserto. Um ventilador, que foi projetado para simular ferozes ventos do deserto, está apontado para o gelo que se acumula em um escudo de alumínio. À medida que o gelo cresce a partir da condensação, a água se acumula na base.
Dado que a região do Oriente Médio está enfrentando escassez crônica de água, este é possivelmente um dos projetos mais importantes do funcionamento, em um futuro próximo, talvez somente para a usina de energia solar marroquina 500MW, que está programada para operar no próximo ano, como parte da iniciativa Desertec.
Fonte: Inhabitat














