A energia solar fotovoltaica, que produz eletricidade através da conversão direta de luz em eletricidade, teve muitos avanços no Brasil nos últimos anos. As condições econômicas, fiscais e de mercado, entretanto, vêm impedindo esta tecnologia de ser utilizada largamente no país, que conta com uma alta taxa de irradiação solar.
Uma notícia, entretanto, muda este cenário e demonstra que a energia fotovoltaica será, em poucos anos, umas das energias renováveis mais utilizadas no país, sendo competitiva entre fontes como eólica e PCH. Trata-se de um leilão específico de energia solar que ocorrerá no estado de Pernambuco, no dia 20 de dezembro próximo, e que comercializará 180 MW de energia dentro do programa Pernambuco Sustentável.
“Queremos fazer algo relevante, que marque o início da geração de energia solar no País. Já temos a manifestação de interesse das indústrias em adquirir 300 GWh por ano em energia solar produzida no âmbito do programa… As indústrias de equipamentos solares poderão se instalar no Estado com a produção de dois ou três anos já negociada”, explicou o secretário-executivo de Energia de Pernambuco, Eduardo Azevedo.
“Sabemos que, num primeiro momento, a energia solar é mais cara do que outras fontes. E para isso entra o programa PE Sustentável que vai conceder um crédito presumido de ICMS para o comprador, para que ele utilize no momento em que pagar pelo imposto do produto”, explicou o executivo.
No caso, se a empresa compra energia solar produzida em Pernambuco por meio do leilão, ela irá receber em crédito presumido a diferença entre o valor pago pela energia solar e o da que ela comprava antes pelo período de 10 anos, mesmo tempo que deverão durar os contratos no ambiente livre.
“Com isso nós garantimos que as empresas pernambucanas tenham o consumo da energia solar, bem como a vinda dos empreendedores para instalação de suas usinas no Estado – criando a demanda – e a entrada dos fabricantes, fechando o ciclo desta nova indústria no País,” apontou Azevedo.
O edital do leilão está disponível no site do governo de Pernambuco: Clique aqui para acessar o edital