Este ano, a ONU reconheceu o ecoturismo como um recurso essencial para combater a pobreza e proteger o meio ambiente. Através de uma resolução histórica, a organização internacional exortou os membros a adotar políticas para promover esta indústria estados.
Além das declarações da ONU, há iniciativas cada vez mais, públicos e privados, que promovem este tipo de viagem. É que o ecoturismo gera oportunidades para a conservação e uso sustentável da biodiversidade e gerar uma importante fonte de renda para as comunidades locais e sensibilizar os turistas sobre o respeito pelo património natural e cultural.
Dadas essas vantagens, e aproveitando que mais e mais pessoas demonstram interesse em destinos de viagens ecológicas na América Latina e no mundo, a organização sem fins lucrativos Traveler Ético divulgou os 10 melhores lugares para o turismo responsável ética em 2014. Todos os anos desde 2006, a organização com sede na Califórnia desenvolveu o ranking dos melhores picos, considerando aspectos como bem-estar social, a proteção ambiental e promoção dos direitos humanos.Ethical Traveler leva dados do passado e do presente analisar como cada país tem evoluído para estas três categorias. Além disso, considere esses lugares com belezas naturais e promoções em ecoturismo. Em 2014 sete vencedores do ano anterior e seis dos dez foram selecionados por ilhas repetindo.
Quer saber? Este é o Top 10 destinos éticos.
1. As Bahamas
© Bahamas National Trust / Broadcasting
Este país formado por centenas de ilhas e ilhotas foi reconhecido por seus esforços para estabelecer novas áreas marinhas protegidas, além de aumentar o número de hectares dentro do Parque Nacional Andros West Side. No entanto, do Ethical Traveler preocupação expressa sobre a intenção de criar um gabinete para os golfinhos no outono Blackbeard não cumprir as normas de protecção animal.Además West Side de Andros, Parque Nacional Inagua em Great Inagua Island e Parque Conceição Island National Rum queda são alguns dos melhores destinos nas Bahamas para o ecoturismo.
2. Barbados
© JERRYE KLOTZ e Roy MD / Wikimedia Commons
De acordo com o indicador, além de sua incrível beleza natural, esta nação ilha está olhando para crescer no turismo por meio de práticas sustentáveis. A protecção da zona costeira é um modelo para outros países do Caribe.
Para os amantes da natureza e plantas, Welchman Salão Gully Park é um lugar interessante para a prática de turismo ético.
3. Cabo Verde
© IDS.photos / Creative Commons
Em 2013, este estado ilha Africano foi reconhecido pelo Banco Mundial, juntamente com Maurício, por seus esforços para expandir o turismo sustentável. As autoridades nacionais também surpreendeu ao anunciar um plano ambicioso para abastecer o território com 100 por cento de energias renováveis até 2050.
's diversidade geográfica, incluindo montanhas, vulcões, vales e planícies, que fazem deste um destino de grande atração natural. El Monte Gordo Parque Nacional ou o Parque Nacional da Serra Malagueta são dois sítios protegidos que você pode visitar.
4. Chile
© Pato Novoa / Creative Commons
Este país da América Latina mostraram uma melhora nos indicadores de desempenho ambiental. Em novembro de 2013, a reserva ecológica Huilo Huilo foi reconhecido com um prêmio internacional para o turismo responsável por seu foco em programas de sustentabilidade que visam conservar as florestas e espécies ameaçadas de extinção, além de ajudar a população local a se envolver com ecoturismo.
Nas bem-estar social, o índice de Gini do Banco Mundial deu Chile a classificação mais alta na ética de igualdade. No entanto, Ethical Traveler observou que, como Dominica, o país ainda aumentar os seus esforços para respeitar os direitos dos cidadãos indígenas.
5. Dominica
© Ken Bosma / Creative Commons
Esta ilha do Caribe, é um território de florestas nativas relativamente intactas em comparação com outros países vizinhos. As autoridades estão a envidar esforços significativos para manter a "galinha da montanha", uma espécie estranha de sapo que vive apenas em duas ilhas do mundo.
Dominica também está trabalhando na expansão da energia solar para se tornar uma nação neutra em carbono até 2020 . . Na área de bem-estar social, apresentaram melhorias na educação primária e saúde materna
Como o número de visitantes não é tão alto em comparação com outras ilhas do Caribe, Dominica decidiu desenvolver o ecoturismo em muitas áreas naturais para oferecer algo diferente: não há hotéis verdes e atividades de conservação, como as tartarugas marinhas do assentamento.
6. Látvia
© Liga Eglite / Creative Commons
Juntamente com a Lituânia, teve a melhor pontuação na categoria "proteção ambiental" entre os dez destinos éticos. Este país da União Europeia demonstrou um avanço na saúde pública ambiental e vitalidade dos ecossistemas.
Gauja parques nacionais e Slitere são dois dos lugares mais famosos do país para o ecoturismo.
7. Lituânia
© parkas Aukstaitijos Nacionalinis / Divulgação
Além de excelência na categoria de conservação do meio ambiente, este país do norte da Europa foi destacado por alcançar seus Objetivos de Desenvolvimento do objetivo:. Reduzir em 52 por cento a taxa de mortalidade infantil em crianças menores de cinco anos
do Parque Nacional de Aukstaitija é reconhecido como uma das principais atracções turísticas.
8. Maurício
Autoridades da República anunciou este ano o seu plano para gerar de 35 por cento de energia renovável nos próximos 20 anos. Além disso, este país insular localizado a sudoeste do Oceano Índico oferece mais alternativas de ecoturismo cada vez para agradar os visitantes atraídos pela sua riqueza natural.
9. Palau
Esta república, formado por um grupo de ilhas no Oceano Pacífico, conhecida por preservar o meio ambiente: 28,2 por cento do seu áreas marinhas e terrestres estão protegidos. É reconhecido como um dos destinos mais exóticos do mundo para ter abundante paisagem natural intocada e território.
10. Uruguai
A organização salienta, a este país da América Latina para os seus esforços para o desenvolvimento de energia sustentável. Meados deste ano, e do Uruguai teve 21 parques eólicos em desenvolvimento ea meta de gerar 90 por cento de energia renovável até 2015
para ecoturismo no país, o Parque Nacional Cabo Polonio, no departamento de Rocha oferece praias de grande atração natural e cultural.
O que você acha dos destinos éticos em 2014? Qual você vai primeiro?
Fonte: infobae