Achim Steiner foi reeleito na sexta-feira (7) para o terceiro mandato como diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Ele permanecerá na função por mais dois anos.
Steiner assumiu o cargo em 2006, nomeado pelo então secretário-geral Kofi Annan e eleito por unanimidade pela Assembleia Geral. O diretor executivo do PNUMA foi reeleito em 2010, quando a Assembleia Geral acatou nomeação do secretário-geral, Ban Ki-moon, para um novo período de quatro anos. Durante o segundo mandato, Steiner também foi diretor-geral do Escritório da ONU em Nairóbi, Quênia, de 2009 a 2011.
Preside outras duas entidades do Sistema ONU, o Grupo de Gestão Ambiental das Nações Unidas e o Conselho Executivo do Comitê de Alto Nível de Programas do Sistema ONU.
Nascido no Brasil em 1961, ele possui dupla nacionalidade, sendo também alemão. Estudou em Oxford e possui mestrado na Universidade de Londres com especialização em Economia do Desenvolvimento, Planejamento Regional, Desenvolvimento Internacional e Políticas Ambientais. Steiner ainda estudou no Instituto Alemão para o Desenvolvimento, em Berlim, e na Escola de Negócios de Harvard.
Saiba mais em: http://bit.ly/1ir0zdN
Fonte: ONU