Projetos,
que propõem soluções para problemas ambientais e urbanos do planeta, foram
inscritos em concurso da renomada revista de arquitetura e Volo Magazine.
Torre
de Climatologia, um médico para a cidade
Designer(s):
Yuan Hsiao-Sung, Yuko Ochiai, Jia-Wei Liu, Lin Hung-Hsieh
Origem: Japão e Taiwan.
Quando você se sente mal, você procura assistência
médica. Mas e quando a cidade está doente, o que devemos fazer? A Torre de
Climatologia é um arranha-céu projetado para ser um centro de pesquisa de clima
urbano capaz de corrigir o meio ambiente por meio da engenharia mecânica. O
projeto analisa microclimas dentro das cidades, a acumulação de edifícios e a
escassez de espaços abertos e livres. Através de engenharia de
controle ambiental, programas de avaliação avaliam uma variedade de
fatores, como insolação, radiação e cobertura térmica. Em seguida, os sistemas
mecânicos respondem para reduzir ou aumentar os níveis dessas condições
ambientais.
Hiperfiltro
de poluição urbana
Designer(s):
Umarov Alexey
Origem: Rússia
Este arranha-céu reconhece a ameaça da poluição
atmosférica nas cidades. Ele é projetado para “inalar” dióxido de carbono e
outros gases nocivos liberados pelo transporte urbano e indústrias. Em
contrapartida, exala ar limpo. Sua cobertura consiste de tubulações longas com
microfiltros que fazem a filtração. Enquanto o ar limpo é liberado para a
atmosfera, todas as substâncias nocivas são armazenadas para serem usadas pela
indústria química.
Um
prédio faminto por CO2
Designers:
Yuhao Liu, Rui Wu
Origem: Canadá
Ao contrário de prédios convencionais, que contam com
estrutura de aço e fundição de concreto, este arranha-céu sugere um método mais
ecológico e alternativo de construção, que se baseia no conceito de captura de
carbono. A captura de carbono é uma prática que retira o gás de efeito estufa
da atmosfera a fim de atenuar sua concentração nociva. Um novo método recente
que vem sendo estudado sugere a captura através de resinas de carbono especiais
capazes de transformar o dióxido de carbono em material de
construção sólido. Levando isso (muito) à frente, os designers Yuhao
Liu e Rui Wu projetaram o “Propagate Skyscraper”, um arranha-céu que seria
capaz de assimilar dióxido de carbono e usar esse gás para se auto propagar.
Seu padrão de crescimento seria definido por fatores ambientais, como vento,
chuvas, e quantidade de CO2 presente na atmosfera. Assim, cada estrutura
resultante seria diferente da outra.
Torres
de areia 3D
Designer(s):
Qiu Song, Kang Pengfei, Bai Ying, Ren Nuoya, Guo Shen
Origem:
China
O projeto Babel de Areia é um centro de pesquisa
científica e de atrações turísticas no deserto. A parte principal de cada
edifício é construída com areia, sintetizada por meio de uma impressora 3D
alimentada por energia solar. Sua forma é inspirada em fenômenos naturais,
como tornados, e em rochas cogumelo, uma formação comum em desertos. As torres
possuem estrutura de esqueleto em espiral, que melhora a ventilação
interna.
Designer(s):
Jie Huang, Wei Jin, Qiaowan Tang, Yiwei Yu, Zhe Hao
Origem: China
Como seu nome sugere, o Rain Forest Guardian tem a
missão de proteger a floresta. Não qualquer uma. Ele foi projetado para ficar
na Amazônia, onde capturaria a água da chuva na estação chuvosa e irrigaria a
terra durante a estação seca. Ele consiste em uma torre de coleta de água,
uma estação de incêndio florestal, uma estação meteorológica, e laboratórios de
pesquisa e educação científica. Em caso de incêndio, os bombeiros voam para o
local e apagam o fogo com a água coletada. Além disso, o Guardião Skyscraper
oferece laboratórios de pesquisa científica especiais para os cientistas
monitorarem a mudança climática e os efeitos no ecossistema.
Fábrica de transformar poluição em energia
Designer(s):
Yang Siqi, Zhan Beidi, Zhao renbo, Zhang Tianshuo
Origem: China
A economia explosiva da China tem feito o país pagar
um preço alto por se tornar a "fábrica do mundo". Está ficando
poluída a uma velocidade alarmante. O objetivo do Projeto Azul é transformar
essas partículas suspensas, nocivas à saúde, em energia verde. Através de
reações químicas, a torre combinaria o monóxido de carbono com outras
substâncias para gerar metano.
E que tal um grande ralo submarino?
Designer(s):
Sung Jin Cho
Origem: Coreia do Sul
Globalmente, milhões de toneladas de lixo vão parar no
mar todos os anos. Como o plástico não é biodegradável, ele representa uma
ameaça para milhares de animais marinhos. Pensando nisso, o designer
sul-coreano Sung Jin Cho projetou o Seawer, um grande ralo de drenagem com 550
metros de diâmetro e 300 metros de profundidade para ser colocado bem abaixo de
áreas afetadas, como a Grande Porção de Lixo do Pacífico. O projeto engole
todos os tipos de lixo flutuante no mar através de suas camadas de filtros que
separam as partículas dos fluidos.
Todo o plástico recolhido é então levado para uma
usina de reciclagem em cima da estrutura, enquanto a água do mar é filtrada e
armazenada em um grande tanque de sedimentação no fundo, e depois é liberada de
volta no oceano.
A cidade que afunda (de propósito)
Designer(s):
Eric Nakajima
Origem: Nova Zelândia
Com
catástrofes naturais cada vez piores e que não dão sinais de abrandamento, é
preciso repensar a forma como as cidades devem ser reconstruídas após uma
tragédia. Se tombou, acredita
o designer Eric Nakajima, é sinal de que a infraestrutura não era adequada para
as condições ambientais do local. Com isso em mente, ele projetou a
Liquefactower, a cidade que afunda. É um sistema que se adapta às condições
ambientais, sem a necessidade de ajustes, alteração ou correção. Para a nova
cidade, o solo instável torna-se uma necessidade e não um fardo que a enterra
em tempos adversos.
Los Angeles integrada nas alturas
Designer(s):
Ziwei Song
Origem: Estados Unidos
Nas
grandes cidades, é comum as rodovias segregarem as áreas comerciais dos locais
residenciais. Da mesma forma, os arranha-céus exacerbam essa condição em vez de
incentivar a integração urbana. A ideia do designer Ziwei Song é fazer uma
ponte entre esses dois mundos, criando um único organismo arquitetônico que impulsione o intercâmbio cultural,
atividades urbanas e interação social. Seu foco foi a cidade de Los Angeles, na
Califórnia, EUA. O Skyvillage se ergue sobre as rodovias do lugar e de quebra
traz cobertura verde capaz de filtrar a poluição dos carros nas estradas.
Blossom Tower
Designer(s):
Anthony Fieldman / RAFT Architects
Origem: Estados Unidos
Uma
flor símbolo nacional da Malásia, o hibiscos, é a inspiração para esta torre,
que anuncia, graciosamente, sua presença no céu. Como a coroa de uma flor, o
último andar da torre tem 29% mais espaço do que a sua base. Não é à toa. Lá em
cima, há painéis solares que podem capturar ao máximo a energia para uso em sistemas da torre.
Fonte: Exame