ONU abre concurso para jovens profissionais

Todos os anos, as Nações Unidas procuram candidatos altamente qualificados, que estão prontos para começar uma carreira como funcionários públicos internacionais. O Programa Jovens Profissionais, YPP (na sigla em inglês), é uma iniciativa que traz novos talentos para a ONU, por meio de um concurso anual. Neste ano, o exame será em 4 de dezembro de 2014 em Economia, Direitos Humanos, Tecnologia da Informação, Fotografia, Assuntos Políticos e Produção de Rádio (em árabe, chinês, espanhol, suaíle e russo). 

Você é graduado no ensino superior?

Você fala inglês ou francês fluentemente?

Você é cidadão de um dos países participantes do programa?* (veja a lista abaixo)

Você terá 32 anos ou menos até o final deste ano?

Esses são os requisitos básicos para poder participar no YPP.

Candidaturas

O período para se candidatar ao exame vai de 14 de junho de 2014 a 27 de agosto de 2014 (23h59, hora do Leste dos Estados Unidos), por meio do portal de Carreiras da ONU. As fases de inscrição são as seguintes:

14 de junho a 13 de agosto: Tecnologia da Informação e Assuntos Políticos

21 de junho a 20 de agosto: Economia e Produção de Rádio (em árabe, chinês, espanhol, suaíle e russo)

27 de junho a 26 de agosto: Direitos Humanos e Fotografia

Importante: candidaturas incompletas e/ou com atraso NÃO serão consideradas. Assim, é necessário completar e enviar sua candidatura antes do prazo final.

Após enviar o documento, você irá receber um email confirmando o recebimento da sua candidatura. Caso seja convocado(a) para o exame escrito, será indicado seu número de candidato.

É importante completar e atualizar todas as informações de forma precisa, já que isso irá servir como a base para avaliar se você é elegível para o exame. Por favor, tome nota: após submeter sua candidatura, não será possível modificar o documento. 

O Exame

A prova testa seu conhecimento substantivo, seu pensamento analítico e suas habilidades de elaboração.

O exame escrito consiste de duas partes: 

A Prova Geral, que é a mesma para todas as categorias do exame, testa seu conhecimento sobre relações internacionais e habilidades de elaboração. Pode ser respondida em inglês ou em francês.

A Prova Especializada testa seus conhecimentos relacionados à categoria que você escolheu para prestar o exame e seu pensamento analítico. Pode ser respondida em qualquer uma das seis línguas oficiais da ONU (árabe, chinês, espanhol, francês, inglês ou russo)

O exame escrito tem duração total de 4,5 horas. As respostas (anônimas) serão avaliadas por um painel de especialistas.

Se você for aprovado na parte escrita do exame, será convidado(a) a participar da parte oral do concurso, uma entrevista com base nos critérios de seleção das Nações Unidas.

Em 2012, mais de 41 mil pessoas enviaram suas candidatura e 4,5 mil candidatos parcitiparam da prova escrita. Um pequeno número de pessoas, entre 10 e 50 candidatos, serão convidados para a fase da entrevista. Por isso, nosso conselho: pode valer a pena se preparar corretamente para o exame!

Recrutamento após passar no exame

O número de candidatos aprovados é muito próximo ao total de vagas disponíveis. A cada ano, são aprovados um total de candidatos equivalente à estimativa de vagas e um adicional de 10%. Todos ficam numa lista de reserva, que vale por dois anos. Consequentemente, a probabilidade de conseguir um emprego na ONU é bastante alta, mas ser aprovado(a) no exame não é uma garantia de começar um trabalho. Ofertas de emprego aos candidatos aprovados são feitas de forma contínua, mas os postos são ocupados a cada trimestre, de acordo com os requerimentos da organização. Caso seja aprovado(a) no programa, será considerado(a) para vagas do YPP assim que estiverem disponíveis. Você terá a oportunidade de indicar suas preferências de cidades, onde a ONU atua e funções de trabalho no momento da entrevista. Suas preferências serão levadas em conta, mas apesar dos esforços, talvez não seja possível seguir suas indicações.

*Países Participantes em 2014: Afeganistão, Andorra, Angola, Barbados, Belarus, Belize, Brasil, Brunei Darussalam, Burkina Faso, Camboja, Chade, China, Cômoros, Costa do Marfim, Chipre, República Tcheca, Geórgia, Alemanha, Grenada, Guiné, Indonésia, Iraque, Japão, Latvia, Lesoto, Libéria, Líbia, Luxemburgo, Malásia, Micronésia, Mônaco, Namíbia, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Omã,
Paraguai, Polônia, Rússia, Santa Lucia, Samoa, San Marino, Arábia Saudita, Eslováquia, Ilhas Salomão, Somália Sudão do Sul, St Vincent e Grenadines, Turquia, Tuvalu, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Vanuatu e Vietnam.

Fonte: ONU

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top