O Grupo Pão de Açúcar lançou, em parceria com a Unilever, o “reciclar #praserfeliz”
durante os dias de jogos da Copa
do Mundo. Um veículo preparado para receber materiais
recicláveis, com comunicação especial, percorrerá pontos com alta concentração
de pessoas em três cidades: São
Paulo, Rio
de Janeiro e Fortaleza.
Promotores convidarão as pessoas a destinar corretamente
seus resíduos, evitando o descarte incorreto e o acúmulo nas ruas. Os que
participarem da iniciativa ganham uma maquiagem festiva para torcer ainda mais
pela seleção.
As ações acontecem durante todo o período do mundial. Foram
escolhidos lugares com alta concentração de bares e restaurantes, em que as
pessoas se reunirão para assistir aos jogos juntas e torcer.
A estação estará nesses locais entre 11h e 20h. Todos os
recicláveis arrecadados serão doados para cooperativas de reciclagem que são
parceiras do programa Estação de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever,
presente nos estacionamentos de 127 lojas em todo o Brasil. Existente desde
2001 o programa já arrecadou mais de 75 mil toneladas de materiais recicláveis.
O “reciclar #praserfeliz” é parte do movimento pela felicidade
lançado pelo Pão de Açúcar, que indica e oferece atitudes simples para que as
pessoas busquem aquilo que as fazem felizes. No caso do “reciclar #praserfeliz”
por meio da reciclagem, a pessoa assume o protagonismo em uma ação de qualidade
de vida.
Assim como todas as inciativas da marca deste ano, esta
também virá identificada com o tema “atitude #praserfeliz”. Compartilhando a
ação e a hashtag, espera-se que outras pessoas se sintam contagiadas a fazerem
o mesmo, reforçando o movimento.
A sustentabilidade é um dos pilares estratégicos do Pão de
Açúcar, que busca ser reconhecido pelo consumidor como o varejista mais
sustentável. A gestão de resíduos dos clientes é um dos temas prioritários e
pioneiros da marca, reforçando seu compromisso de consumo consciente.
Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever
Em 2001, o Pão de Açúcar e a Unilever chamavam a atenção da
população ao iniciar uma ação que seria essencial para a sociedade alguns anos
depois: a reciclagem. O pioneirismo veio com o Programa Estação de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever,
que em 13 anos já arrecadou mais de 75 mil toneladas de materiais recicláveis
(papel, vidro, plástico e metal) e se consolida como o primeiro programa de
parceria entre varejo e indústria no cenário nacional de reciclagem.
Os materiais recicláveis são doados para 36 cooperativas de
reciclagem parceiras do Programa. Além do caráter social da ação, com a geração
de renda e a inclusão social beneficiando mais de 6,9 mil pessoas direta e
indiretamente por ano, as estações de reciclagem contribuem também com
oincentivo ao descarte consciente.
O projeto está em constante evolução. Em 2007, a rede incluiu
nas Estações pontos de arrecadação de óleo
de cozinha, onde já foram coletados mais de 1,2 milhão de
litros do produto usado, e grande parte é encaminhada para a produção de biocombustível.
Fonte: Grupo Pão de Açúcar