O Instituto Cidade Sustentável, com apoio da Rede Brasileira do Pacto Global, promove um ciclo de seminários públicos até o final de 2014, com o objetivo de discutir as prioridades da sociedade para um modelo de desenvolvimento que permita maior bem-estar e igualdade social, com redução de riscos ambientais.
As contribuições desse debate ajudarão a definir a segunda fase do Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis, lançado em 2011 pelo Ministério do Meio Ambiente, com metas propostas pelo governo federal e a sociedade civil.
A primeira edição do encontro aconteceu em Porto Alegre (RS), no dia 30 de maio, destacando a educação para o consumo sustentável; resíduos sólidos; compras públicas e construções sustentáveis.
Os próximos seminários ocorrem em Brasília em 28 de agosto; Salvador em 18 de setembro; São Paulo em 06 de novembro; Manaus, com data a definir; e Belo Horizonte em 03 de dezembro.
Sobre o Plano
O Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis articula as principais políticas ambientais e de desenvolvimento do país, complementando e buscando sinergia com as demais ações governamentais. Dentro do planejamento estarão elencados pactos setoriais, ações governamentais, iniciativas voluntárias, ações de parceria e forças-tarefa.
Os seminários buscam realizar amplo debate entre órgãos do governo, organizações não governamentais, comunidades acadêmicas, setor privado e consumidores, incorporando o compromisso assumido pelo Brasil no Processo de Marrakesh, coordenado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (Undesa).
Fonte: EcoD