Campanha do Greenpeace para Salvar o Ártico conquista mais
uma vitória: depois de muita pressão, LEGO finalmente desencaixa da Shell
Hoje o mundo recebeu uma notícia incrível: depois de uma
campanha de três meses, que contou com o apoio de mais de um milhão de pessoas
em todo o mundo, a LEGO anunciou que não irá renovar seu contrato com a
petrolífera Shell.
Essa é uma notícia fantástica para os fãs da LEGO e para os
defensores do Ártico no mundo todo. O rompimento da parceria é um grande golpe
para a estratégia da Shell em fazer parcerias com marcas adoradas pelo público
para limpar a sua imagem suja como exploradora de petróleo do Ártico.
Como é que o Greenpeace conseguiu essa vitória pelo Ártico?
Veja a seguir os cinco melhores momentos dessa vitoriosa campanha:
1) O vídeo mais viral da história Greenpeace
Uma banheira de hidromassagem, um personagem de Game of
Thrones, um urso polar muito triste, e a versão mais deprimente da música mais
otimista que você já ouviu. Com grande cobertura da mídia e quase seis milhões
de visualizações, o vídeo foi rapidamente retirado do YouTube devido a uma
alegação de "copyright". No entanto, ele foi disponibilizado
novamente após 18 horas.
2) Crianças brincam em protesto
Os fãs mais jovens da LEGO decidiram colocar a mão na massa.
Dezenas de crianças construíram animais do Ártico em grande escala, usando
peças de LEGO. O divertido protesto aconteceu na porta da sede da Shell em
Londres.
De Hong Kong a Paris, passando por Buenos Aires e Brasil,
voluntários vestidos de LEGO realizaram pequenos, porém poderosos protestos
contra a parceria de seu patrão, a LEGO, com a Shell. Muitos realizaram
protestos em marcos internacionais, e a LEGOlução logo se espalhou por todo o
mundo.
4) Festa na LEGOlândia
As cidades LEGOs também não ficaram de fora. Para iniciar a
campanha, o Greenpeace simulou um vazamento de óleo de uma plataforma de LEGO
na cidade de brinquedo da Dinamarca. Em Londres, na Inglaterra, mini protestos
pipocaram entre os prédios de brinquedo. Outra ação interessante foram os
bonecos alpinistas que realizaram um protesto ousado em um posto de gasolina
miniatura da Shell, também na Dinamarca.
5) 1 milhão de pessoas se manifestam
Após três meses, mais de um milhão de pessoas enviaram
emails à LEGO pedindo o fim de sua controversa parceria, o que mostrou a grande
mobilização popular por trás desse resultado.
Esse resultado é uma vitória não só para o Greenpeace, mas
também para milhões de pessoas que se importam com a proteção do Ártico. Com
isso, o objetivo da Shell de operar no Ártico em 2015 fica cada vez mais
difícil, mas não impossível.
Agora precisamos
tirar de vez a petrolífera do Ártico, que teve este ano uma das
menores medições de gelo dos últimos trinta anos. O tempo está se esgotando
para salvar o Ártico, e a hora de agir é agora!
Fonte: Greenpeace