Economizar água é uma questão fundamental para qualquer pessoa consciente e uma das formas mais simples para reduzir seu consumo, deixar sua casa mais sustentável e seu jardim mais bonito, é coletando água da chuva. Aproveitando parte da água que cai no telhado, é possível obter a quantidade suficiente para regar jardins, lavar a calçada e a garagem. Isso pode representar uma diminuição considerável na conta de água de uma casa com quintal.
O site WikiHow fez um tutorial bastante didático de como fazer um coletor de águas pluviais utilizando materiais bastante fáceis de encontrar. Veja o tutorial e compartilhe!
Materiais: Um barril / Uma tela com pouco espaço entre os fios / Uma torneira / Uma válvula registro / Fita veda-juntas / Selante à prova d’água
Ferramentas: Furadeira / Serra tico-tico
1º Passo: Encontre o local ideal para instalar seu coletor
Esse passo pode ser mais difícil do que parece. É preciso atentar ao tipo de solo do terreno, já que um barril cheio pode pesar mais de 200 quilos.
2º Passo: Defina o tamanho do barril
O tamanho pode variar de acordo com a quantidade e demanda de água. Em média, são usados coletores de 200 litros.
3º Passo: Escolha o tipo de barril
Os barris podem ser plásticos, de borracha ou até mesmo de madeira ou metal. No caso dos barris de madeira, eles oferecem um aspecto mais rústico ao seu sistema, porém, os mais eficientes acabam sendo os de plástico ou borracha.
4º Passo: Limpe bem a parte interna do barril
É importante que os barris sejam vedados e tratados para não soltar nenhum tipo de substância na água.
5º Passo: Faça um furo na parte superior do barril
Use a serra tico-tico para fazer um furo com o diâmetro suficiente para receber a água da calha. Geralmente, 15 centímetros são suficientes para a passagem de água.
6º Passo: Instale a tela no furo do barril
A tela coletora será importante para que detritos como folhas e outros resíduos não entrem em seu coletor. É importante que a tela não tenha treliças de metal, pois podem enferrujar, e que sua abertura seja bem pequena. Com isso, insetos também ficaram de fora do barril.
7º Passo: Instale a torneira
Faça um furo a uma altura baixa o suficiente para caber um balde embaixo. Com a furadeira, faça uma abertura de cerca de 2cm. Ela deverá ser suficiente para a instalação das maiorias das torneiras para jardim.
8º Passo: Vede a torneira
Utilize a fita veda-juntas para evitar o vazamento de água pela abertura da torneira.
9º Passo: Encaixe a torneira e a vede por fora
Atarraxe a torneira na abertura e utilize o selante para deixar a torneira ainda mais segura.
10º Passo: Faça um suporte
Defina a altura que o barril será instalado e crie um suporte embaixo para que a altura seja ideal para encher um balde. Blocos de concreto podem ser uma ótima opção.
11º Passo: Remova o excesso do cano
Caso o cano que desce da calha não esteja do tamanho correto para ser encaixado no coletor, corte ou retire o excesso e o direcione diretamente para a abertura do barril.
12º Passo: Coloque o barril no suporte
Agora com o barril quase pronto e o local de instalação preparado, suba o coletor até o suporte. Verifique se o barril está equilibrado.
13º Passo: Faça um ladrão
Faça um furo na lateral do barril na parte superior. Essa abertura fará com que o excesso de água seja liberado do barril.
14º Passo: Encaixe a válvula
Instale a válvula na abertura lateral superior.
15º Passo: Leve a água em excesso até o ralo
Com uma mangueira pequena, encaixe uma extremidade na válvula do ladrão e a outra, coloque em direção ao ralo.
16º Passo: Pronto! Seu coletor está pronto.
Agora é só usar. Veja mais tutoriais interessantes como esse em WikiHow
Fonte: Arquitetura Sustentável