Desperdício de alimentos é coisa séria. No Brasil, 30% da produção se perde no desperdício, e o problema está presente em todas as etapas da cadeia de produção. No ambiente doméstico, o desperdício ocorre no manuseio impróprio das comidas, desde a preparação de refeições até o armazenamento e descarte dos alimentos.
Você pode dar uma olhada nas dicas sobre como evitar o desperdício, mas também é muito importante saber como suas sobras podem durar mais. Confira!
Regra das duas horas
Bactérias podem começar a crescer duas horas após deixarem o forno. Após a refeição, pode dar aquela preguiça de fazer qualquer atividade, mas é importante colocar as sobras na geladeira assim que a comida der uma esfriadinha para evitar a proliferação de bactérias e dar uma vida útil maior para suas sobras. Se você mora em um lugar frio, tem até duas horas para armazená-las; para climas quentes, o limite é de uma hora.
Use recipientes menores
Comida quente, quando está em recipientes grandes, demora mais para esfriar. É nesse ponto de calor que as bactérias podem começar a se proliferar, até mesmo na geladeira. Para combater esse problema, armazene suas sobras em recipientes de até 5 cm de profundidade.
Reaqueça com vontade
Apesar da comida já ter sido cozida, é melhor reaquecer suas sobras em pelo menos 73,8°C, para assim matar qualquer germe que possa ter permanecido quando sua refeição estava na geladeira. Cuidado ao comer e espere o alimento esfriar antes de ingeri-lo - não faria bem matar os germes e bactérias para depois não aproveitar sua refeição, não é? Clique aqui para saber como evitar a proliferação de germes e bactérias na gaveta de verduras da geladeira.
Contagem regressiva
As sobras podem ficar, no máximo, até sete dias na geladeira. Mais tempo do que isso e você está dando sopa para o azar. Após tal período, é recomendável fazer o descarte correto. Veja uma estimativa do período em que a comida preparada dura dentro do aparelho:
• Carnes, frutos do mar, vegetais, pizzas e sopas: de três a quatro dias.
• Batatas ou saladas de macarrão: de três a cinco dias.
• Arroz, massas ou ovos cozidos: até sete dias.
• Sobremesas, tortas de creme e frutas: de três a quatro dias.
Dicas
• Frituras e pães ficam menos apetitosos quando requentados. Para um sabor melhor, esquente-os no forno em vez de utilizar o micro-ondas.
• Batatas fritas são deliciosas, mas só na primeira vez. Se você é um fã das batatinhas, siga a dica anterior e esquente-as no forno (clique aqui para saber o que fazer com óleo de fritura).
• Não coloque salada com molhos ou temperos na geladeira, pois ela ficará com aspecto ensopado no dia seguinte.
• Quanto a alimentos enlatados, remova ingredientes não utilizados de suas latas originais, coloque-os em recipiente seláveis e cubra-os para obter mais sabor.
• Coloque vegetais crus e não usados em sacolas plásticas com fechos dentados e aperte até retirar o excesso de ar.
Confira abaixo um vídeo com dicas de conservação do Institute of Food Technologists:
Fonte: eCycle