A preocupação com o meio ambiente e o reforço das leis nacionais estão ampliando o mercado de consultorias especializadas em sustentabilidade e gerando receitas vultosas.
O setor movimentou cerca de US$ 28,7 bilhões em 2013, em todo o mundo, um crescimento de 4% em relação a 2011. Os dados são de uma pesquisa da firma Enviroment Analyst, especializada em balanços da área.
Segundo o estudo, divulgado esta semana, o mercado global de consultoria ambiental tem previsão de chegar aos US$ 32,6 bilhões dentro de cinco anos.
Vinte e cinco empresas lideram essa “indústria”. Em conjunto, elas representam 46% do total do mercado, diz o relatório.
No topo da lista está a consultoria americana CH2M Hill. A empresa integrou o consórcio responsável pelo planejamento, design e construção da infraestrutura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, que pleiteava o título de evento mais verde do tipo já realizado.
Além dela, compõem a lista de 10 maiores consultorias da área a Tetra Tech Inc, Arcadis, URS Corporation (comprada pela AECOM em 2014), Golder Associates, Environmental Resources Management (ERM), AECOM, AMEC Environment & Infrastructure, GHD (CRA), além da Grontmij NV e da Cardno (ambas na décima posição).
Continuando a lista das 25 líderes, aparecem ainda: Antea Group, MWH Global, RPS Group, ENVIRON, Jacobs (inc. SKM Consulting), Parsons Brinckerhoff (owned by WSP Global from 2014), WorleyParsons, Royal HaskoningDHV, WSP Global, ICF International, Mott MacDonald, ATKINS, SLR and Coffey International.
Veja no gráfico abaixo, produzido pela Enviroment Analyst, quem são as três empresas dominantes em cada região do globo:
SERVIÇOS EM ALTA
Existe uma ampla área de atuação para as consultorias ambientais. Mas são os serviços de descontaminação de terrenos os mais demandados. A atividade responde por 32% da receita do setor, à frente da quota de 23% detida pela água e gestão de resíduos.
Avaliação de impacto ambiental e do desenvolvimento sustentável ficam com mais 18%, enquanto a gestão ambiental representa 14%. Mudanças climáticas e os serviços relacionados com a energia gerada respondem por pouco mais de 8% do total.
Fonte: Exame