Identificar, certificar, premiar e difundir tecnologias sociais já aplicadas, implementadas em âmbito local, regional ou nacional, que sejam efetivas na solução de questões relativas a alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde. Esses são os principais objetivos do Prêmio Fundação Banco do Brasil (FBB) de Tecnologia Social 2015, cujas inscrições estão abertas até o dia 31 de maio.
A iniciativa, que em 2015 contará com R$ 600 mil em premiação, é uma oportunidade para as instituições sem fins lucrativos compartilhar as soluções que transformaram a vida em uma determinada comunidade com todo o País.
Criado em 2001 e realizado a cada dois anos, o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social é o principal instrumento de identificação e certificação de tecnologias sociais que compõem o Banco de Tecnologias Sociais – BTS, disponível no site da FBB.
A edição de 2015 do Prêmio contará com as seguintes categorias de premiação:
- Comunidades Tradicionais, Agricultores Familiares e Assentados da Reforma Agrária
Visa identificar tecnologias sociais que proporcionem a inclusão sócio-produtiva de povos tradicionais, agricultores familiares e/ou assentados da reforma agrária.
- Juventude
Destinada à identificação de tecnologias sociais que promovam o protagonismo e o empoderamento da juventude.
- Mulheres
Visa identificar tecnologias sociais que promovam o protagonismo e o empoderamento de mulheres.
- Gestores Públicos
Objetiva identificar tecnologias sociais desenvolvidas por instituições da administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, que tenham se constituído, ou possam se constituir, em política pública para a melhoria da qualidade de vida da sociedade brasileira.
- Universidades e Instituições de Ensino e Pesquisa
Visa a identificação de tecnologias sociais desenvolvidas por universidades e instituições de ensino e pesquisa, que propiciem a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
- Tecnologias Sociais para o Meio Urbano
Busca identificar tecnologias sociais voltadas à melhoria da qualidade de vida da população urbana.
Para participar do Prêmio é necessário seguir alguns critérios, tais como: estar em atividade há, pelo menos, dois anos; Possuir resultados comprovados de transformação social; Estar sistematizada a ponto de tornar possível sua reaplicação em outras comunidades; Contar com o envolvimento da comunidade na sua concepção ou ter sido apropriada por ela em seu desenvolvimento ou reaplicação.
As tecnologias sociais certificadas pela Fundação Banco do Brasil passam a integrar o Banco de Tecnologias Sociais, que apresenta informações sobre as tecnologias sociais e instituições que as desenvolveram.
- Para fazer a inscrição, clique aqui.
- Para conhecer o regulamento, clique aqui.