O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é parceiro dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) porque, por fomentar o desenvolvimento e promover o empreendedorismo, a entidade colabora com a geração de empregos no Brasil, os quais, por sua vez, contribuem diretamente para a superação da extrema pobreza (ODM 1).
“O micro empreendedor individual é responsável pela inclusão de mais de quatro milhões de pessoas que não tinham uma atividade”, declara o gerente nacional de Desenvolvimento Territorial do Sebrae, André Spínola.
Segundo ele, o Sebrae trabalha com cerca de 9 milhões de empresas no país que, além de gerarem empregos, estimulam o desenvolvimento econômico local. O gerente afirma também que 80% dos municípios brasileiros possuem menos de 20 mil habitantes e têm como bases econômicas os empregos gerados por prefeituras, microempresas, aposentadorias e programas assistenciais. “Somos parceiros em várias iniciativas do ambiente de negócios, com as prefeituras, com os agentes de desenvolvimento e no monitoramento da implementação da Lei Geral nos municípios”, listou.
Gerente do Sebrae defende que as pequenas empresas são mais sustentáveis do que as grandes
Spínola acredita que, na reta final dos ODM, os pequenos negócios também podem contribuir no apoio para a parceria global que promova o desenvolvimento para todos (ODM 8), “que é o mais transversal e amplo dos objetivos e podemos trabalhar a partir do empreendedorismo e da atividade econômica e gerar vários desdobramentos positivos”, reforça.
Geram transformações
Além disso, o gerente do Sebrae defende que as pequenas empresas são mais sustentáveis do que as grandes, pois oscilam menos em decorrência da globalização, além de gerar transformações de forma mais organizada, planejada, e por formar lideranças.
O vídeo com a entrevista de André Spinola na íntegra está disponível abaixo ou na playlist da série Parceiros dos ODM em Ação no Youtube:
Fonte: EcoD