Segundo a ONU, o fundo oceânico do planeta contém cerca de três milhões de barcos naufragados. Mas um dos mais cativantes está submerso numa zona com muito pouca profundidade – o fundo de um lago em Ontario, no Canadá. Sweepstakes, um barco do século XIX, jaz a apenas seis metros abaixo da superfície, sendo visível através da água límpida do lago.
Afundado em 1885, o barco mantém-se ainda hoje uma atracção para mergulhadores e turistas do Fathom Five National Marine Park, uma área de conservação marinha nacional canadiana.
O Sweepstakes foi construído em Burlington, Ontario, em 1867. O final de vida deu-se no Verão de 1885 quando, transportando carvão perto de Cove Island, ao largo da costa de Tobermory, o seu casco ficou danificado.
Foi então rebocado para Big Tub Harbour, de modo a ser reparado, mas o dano era demasiado extenso para que justificasse uma reparação economicamente viável. A decisão tomada foi a de o afundar, retirando-lhe antes disso todas as peças que pudessem ter algum valor comercial.
Embora se danifique mais a cada ano que passa, o barco é considerado um dos mais bem preservados do século XIX em grandes lagos.
Barras de metal ocupam agora todo o interior da embarcação – foram instaladas pela Parks Canada, de modo a reforçar o casco e o convés. Foi também colocada uma barreira de arame que pretende impedir os mergulhadores de entrarem em contacto com os destroços, numa tentativa de preservação da pérola naufragada.