Tão pequena e já cheia de lições para ensinar ao mundo! Todmorden, na Inglaterra, tem apenas 17 mil habitantes, mas, depois do que vamos contar, muita gente vai querer se mudar para a cidade. É que, por lá, virou hábito cultivar hortas nos espaços públicos do município… para que qualquer morador colha (de graça!) os alimentos produzidos.
A ideia foi implantada em 2008, por seis moradores da região, que batizaram o projeto de The Incredible Edible Todmorden (A Incrivelmente Comestível Todmorden, em português). Sete anos depois, a iniciativa contagiou toda a cidade, ganhou o apoio da prefeitura e virou exemplo para o resto do mundo.
São mais de 40 hortas comestíveis espalhadas por toda a cidade – nas praças, no quintal da delegacia, nos jardins dos postos de saúde e (essa é polêmica!) até no cemitério.
As hortas são cultivadas, coletivamente, pelos moradores e qualquer um pode colher alimentos, independente de ter participado do plantio. Só não vale vendê-los!
Além de trazer mais verde para a cidade e melhorar a alimentação das pessoas, a iniciativa estreitou a relação entre os vizinhos, que passaram a se conhecer e conviver muito mais.
Fonte: The Greenest Post