O estúdio canadense de arquitetura STGM inaugurou seu novo escritório de mil metros quadrados em Quebec. A estrutura foi desenvolvida para aliar conforto a sistemas capazes de alinhar a pegada ecológica da empresa. Os responsáveis pelo projeto integraram tecnologia com uma série de recursos ecofriendly, com o objetivo de atender aos mais altos parâmetros da certificação de construção sustentável, a LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).
Entre as metas dos arquitetos estava reduzir o consumo de água potável. Uma das estratégias utilizadas foi reaproveitar a captação da chuva para abastecer os vasos sanitários. Em números, a economia chega a 110 mil litros de água por ano.
Para garantir a certificação também era necessário diminuir a energia usada no escritório. Os donos do projeto foram ambiciosos e chegaram a uma redução de 60% em comparação a um prédio referência. Para isso, buscaram por uma inovação em design aerotérmico e a recuperação do calor interno da construção. Outra ação foi erguer uma parede de energia solar na parte sudoeste da estrutura para pré-aquecer o ar fresco.
Houve também uma preocupação em administrar corretamente os materiais e recursos empregados na obra. As madeiras usadas na parte interna foram recuperadas de casas velhas da própria região. O mobiliário do antigo escritório foi restaurado e incorporado ao novo projeto.
Vale ainda mencionar a inclusão de uma estação de recarga para carros elétricos no estacionamento e o cultivo de plantas comestíveis no paisagismo do escritório. E você, gostou da nova casa do STGM?
Fotos via designboom