Imagem do site Cidade Azul |
Poucos sabem que a capital paulista esconde mais de 300 rios, que foram enterrados e cobertos por concreto e asfalto. Para ajudar a população a “redescobrir” estes cursos d’água, voluntários criaram o projeto Cidade Azul. A iniciativa é uma maneira de mostrar o lado azul da cinzenta São Paulo.
Entre os materiais desenvolvidos durante o projeto estão audioguias, que podem ser acessados pela população por meio de dispositivos móveis. A ideia é que as pessoas baixem os áudios – que são acompanhados por mapas interativos – e façam expedições urbanas para seguir estes rios invisíveis. Basta colocar os fones nos ouvidos e seguir as orientações e o trajeto sinalizado por pinturas no chão.
“O audioguia conta um pouco sobre a história dos rios e das pessoas que moram em seu entorno. Queremos, na verdade, desenterrar os rios pelo menos na consciência das pessoas inicialmente para que todos nós saibamos que vivemos sobre a água”, explica Caroline Ferrés, designer e uma das idealizadoras do Cidade Azul.
O primeiro audioguia produzido no projeto é relacionado ao Rio Verde e já está disponível no site. Ao longo do projeto, outros rios devem ser contemplados. Vale ficar de olho!
Fonte: The Greenest Post