
A
cadeia de supermercados
britânica Sainsbury’s vai investir €13,7 milhões num projeto de
cinco anos de combate ao desperdício alimentar. A iniciativa irá tentar
perceber os costumes e hábitos de uma determinada população – para,
posteriormente, os mudar –, pelo que a cadeia de supermercados procura uma
cidade com 15.000 a 300.000 habitantes que tenha uma loja sua num raio de oito
quilómetros.
A
cidade escolhida terá de ter uma comunidade unida e capacidade para trabalhar
com a marca na redução do desperdício alimentar. Segundo o Edie, algumas das inovações que serão implementadas
pela Sainsbury’s incluem gadgets que serão instalados no frigorífico, para
perceber quando a comida começa a ficar estragada; caixotes do lixo falantes
que dão dicas à medida que o lixo é lá colocado; programas de recompensa para
encorajar a reciclagem; novas embalagens que mantêm os produtos frescos durante
mais tempo; e programas educativos para escolas locais e centros comunitários.
Ainda
de acordo com o Edie, este é o maior projeto de sempre para combater o
desperdício alimentar no Reino Unido. Até agora, os supermercados focavam-se na
sua própria redução do desperdício, mas o projecto da Sainsbury’s pretende
gerar estas mudanças na casa das pessoas.
As
famílias britânicas gastam metade dos 15 milhões de toneladas de desperdício
alimentar anual do Reino Unido – cada uma deita fora €970 de alimentos por ano.
Fonte: Green Savers